Curso é voltado para estudantes de graduação e pós,
além do público em geral. Arte: Divulgação
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove na próxima terça-feira, 7, às 14h, o curso “Literatura, Segregação e Racismo na África do Sul”, uma iniciativa do
Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais (AYA), na sala 119. O palestrante será o professor Evander Ruthieri da Silva, doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O docente também coordena o Laboratório de Estudos em História Moderna e Contemporânea da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e atua como professor de graduação e pós-graduação na mesma instituição. Silva também é autor da obra “Entre o escudo e a azagaia: uma história política no Reino Zulu no século XIX”, assim como de outros livros e artigos na área.
Voltado para estudantes de graduação e pós-graduação da Udesc, além do público em geral, o objetivo do minicurso é explorar as relações entre literatura e história para promover uma discussão sobre a formação do regime de segregação racial na região, principalmente nas primeiras décadas do século XX.
Durante o curso, também haverá análise de contribuições de intelectuais sul-africanos na criação de grupos e organizações políticas que enfrentaram a violência, o racismo e a exclusão política e social.
As inscrições devem ser realizadas por meio de
formulário online . Mais informações sobre o minicurso podem ser obtidas com o
Ayla Laboratório -
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br