Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

04/03/2024-13h37

Udesc Faed promoverá VII Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade em setembro

O Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPlan), Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com apoio do departamento de Geografia, promoverá de 25 a 28 de setembro a sétima edição do Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (VII SEDRES).

O evento é promovido com o apoio da Associação Nacional de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur) e está com inscrições abertas até 31 de março para submissão de trabalhos. A coordenação desta edição é dos professores do PPGPlan: Francisco Canella, Isa de Oliveira Rocha e Gláucia de Oliveira Assis.

O seminário tem por objetivo discutir questões relativas ao desenvolvimento regional em diferentes contextos regionais, nacionais e globais num mundo cada vez mais interconectado. O evento é organizado de forma itinerante, em diferentes regiões do país, possibilitando trocas de experiências e saberes, o amadurecimento de questões teóricas e metodológicas que ampliam as contribuições acerca do desenvolvimento regional que possam se traduzir em enfrentamentos às desigualdades.

A temática geral desta edição será “Os desafios do desenvolvimento Socioambiental e as horizontalidades: pontes entre a região, o Estado e o cotidiano”. O evento deverá reunir pós-graduandos, professores e pesquisadores, de todas as regiões do país.

O desafio proposto por esse SEDRES é pensar as questões do desenvolvimento socioambiental em um mundo marcado por mudanças climáticas e suas interfaces com questões energéticas, as questões de desenvolvimento e suas articulações com a sustentabilidade e como incluir as populações, principalmente as mais vulneráveis, nos modelos de desenvolvimento que busquem reduzir as desigualdades geradas pelo atual modelo econômico. Neste sentido, a discussão das horizontalidades como dinâmicas sociais que vêem debaixo, surgidas em reação às demandas globais colocam os desafios de criar pontes entre as demandas dos atores locais e as políticas públicas regionais, estaduais e globais. O evento convida a refletir sobre esses desafios.

Mais informações, inscrições e a programação completa podem ser acessadas no site do VII SEDRES: acesse aqui.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC