Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

15/10/2020-14h34

Udesc Faed realiza formação para mais de 400 profissionais da educação básica de Biguaçu

O professor Lourival José Martins Filho, docente do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ministrou na quarta-feira, 14, uma formação online para mais de 400 profissionais da educação básica da rede municipal de Biguaçu.

A capacitação foi realizada pelo Youtube e teve como tema Educação em tempos de pandemia: Cuidar de si e cuidar do outro. O ministrante é coordenador do Programa de Extensão Olhares – Saberes e Fazeres em Alfabetização, da Udesc, e presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf).

A secretária municipal de Educação de Biguaçu, professora Kátia Bernadeth da Silva, enfatizou a importância de oportunizar momentos de reflexão na integração escola e universidade. “A pandemia nos coloca o desafio de pensarmos juntos a educação. Este evento foi um presente da rede municipal para todos os educadores e educadoras na semana de comemoração do Dia do Professor”, afirmou.

A professora Tayse Daiane Ribeiro, especialista em assuntos educacionais e diretora de ensino da Rede Municipal de Biguaçu, destacou que a rede vem fazendo o seu papel durante este período e que a formação dos profissionais é uma necessidade permanente na feitura de uma escola mais inclusiva democrática. “Precisamos pensar com seriedade e compromisso o dia a das escolas e de seus profissionais e daqueles e daquelas que aprendem conosco agora e após a pandemia”, declarou.

Na formação o professor Lourival abordou 07 dimensões para pensar em Educação em tempos de pandemia, destacando a importância da alteridade, do cuidado com a vida e da necessidade de relações mais saudáveis nos contextos educativos e de trabalho.  “A vida é prioridade, é preciso estar vivo para aprender e uma educação no sentido pleno coloca o direito a vida como conteúdo fundamental”, destacou o palestrante.

Além de educadores e educadoras da região da grande Florianópolis o evento contou com a participação de profissionais da educação de todas as regiões do país.

A formação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Biguaçu, grupo de pesquisa Didática e Formação Docente (Nape) e Laboratório Prolinguagem, com apoio do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) e departamento de Pedagogia da Udesc Faed.

A palestra está disponível no Youtube, pelo canal Educação Biguaçu.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC