Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

08/07/2020-17h09

Udesc oferece curso online e gratuito para professores de música do ensino fundamental

No total são 20 vagas e inscrições podem ser feitas entre os dias 9 e 15 de julho

Curso promove práticas criativas no ensino da música Imagem: Acervo das Oficinas de Música do MUSE (Ceart)
O curso "Práticas criativas na educação musical escolar: desafios e possibilidades em projetos a distância" do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com inscrições abertas para um grupo de formação à distância, destinado para professores de música que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Os interessados podem se inscrever a partir desta quinta-feira (9), até quarta-feira, dia 15 de julho.

Ação do projeto de pesquisa “Práticas criativas em educação musical: interfaces teóricas e metodológicas”, agora ele adapta as atividades para o período de distanciamento social. A pesquisa é coordenada pela professora da Udesc Ceart, Viviane Beineke, e tem financiamento do CNPq. 

Dentre as atividades que serão realizadas, o curso abordará interfaces teóricas e metodológicas implicadas no planejamento de projetos criativo-musicais para o ensino de música na escola básica, visando a fundamentação de projetos pedagógicos que considerem as necessidades e desafios impostos pela suspensão das aulas presenciais nas escolas brasileiras, devido à pandemia da Covid-19. Ainda, articulará fundamentos teórico-metodológicos sobre a aprendizagem criativa em práticas musicais na escola e processos colaborativos no planejamento de projetos criativo-musicais. Também serão objeto de reflexão crítica os impactos das escolhas pedagógicas, bem como as possibilidades e limites da educação musical no contexto atual de pandemia mundial.

Saiba mais sobre o curso
O projeto de formação de professores está vinculado ao grupo de pesquisa “Inventa – Educação Musical” (https://www.udesc.br/ceart/inventa). Ele surgiu como meio de construção de espaços para as pesquisas desenvolvidas na pós graduação em Música, num contexto de suspensão das aulas, com novos formatos e ações.

A formação, que é gratuita e tem certificado, será ministrada pelas professoras Viviane Beineke, da Udesc Ceart, e Ana Paula Malotti, doutoranda na Universidade do Minho, em Portugal.

Interessados podem acessar o formulário de inscrição disponível a partir desta quinta-feira, 9 de julho. 

SERVIÇO
Inscrições: de 9 até 15 de julho
Período do curso: 22 de julho até 19 de agosto de 2020
Mais Informações: no site do Inventa Formação Musical 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC