Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

19/09/2018-15h12

Udesc oferece programa de saúde inovador com atividades físicas e educativas para cardiopatas

Programa do Cefid lançado nesta quarta, na Capital, iniciará atividades ainda em setembro - Foto: Divulg.
O Núcleo de Cardiologia e Medicina do Exercício da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) abriu inscrições para interessados em participar de um programa inovador de educação em saúde, voltado a cardiopatas, que aliará atividades de reabilitação cardíaca, baseadas em exercícios físicos, com ações educativas.

Podem participar pessoas que tenham diagnóstico de problemas cardiovasculares ou com fatores de risco para doenças do tipo. As atividades iniciarão em setembro e serão realizadas no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Os interessados em participar devem entrar em contato com o núcleo, no período matutino, pelo telefone (48) 3664-8644. As atividades incluem três sessões de exercícios físicos supervisionados e uma aula teórica por semana, com material didático elaborado especialmente para os participantes.

Com duração de três meses, o programa prevê ainda a graduação simbólica dos pacientes que concluírem as atividades.  Após a primeira turma, novos grupos de pacientes serão selecionados para participar do programa, a partir de 2019.

O lançamento do programa reuniu pesquisadores e demais interessados nesta quarta-feira, 19, no Auditório da Udesc Cefid.

Pesquisa internacional

O programa de educação em saúde faz parte de um projeto de pesquisa internacional, desenvolvido em parceria entre a Udesc Cefid, a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e a Toronto Rehab Foundation, ligada à organização canadense University Health Network (UHN).

Idealizado pelos médicos Paul Oh e Gabriela Ghisi, da UHN, o programa traz como diferencial o uso de exercícios físicos, visando a reabilitação cardíaca, aliados a um programa educacional. No Brasil, o projeto é coordenado pelos professores Magnus Benetti, da Udesc Cefid, e Rafaella Zulianello dos Santos, da Unisul.

Segundo os responsáveis pela pesquisa, a proposta é baseada em estudos que demonstram que pacientes cardiopatas conhecedores da sua condição tendem a ter melhor aderência e sucesso no tratamento, além de ter uma qualidade de vida superior. 

Sobre o núcleo

Criado em 1991, o Núcleo de Cardiologia e Medicina do Exercício da Udesc Cefid desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão, com foco na avaliação, na prevenção e na reabilitação de doenças cardiopulmonares e metabólicas, visando a educação voltada à promoção de hábitos saudáveis de vida.

Coordenado pelo professor Tales de Carvalho, é referência nacional na prevenção e na reabilitação de doenças crônico-degenerativas, atendendo em média 3,5 mil pessoas por ano.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3664-8644 e ncme.cefid@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Programa lançado nesta quarta na Udesc Cefid iniciará atividades ainda em setembro
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC