Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

27/10/2020-14h26

Udesc participa da “Semana Dança na Escola SC” nesta quinta-feira e no sábado

O evento, coordenado por mestrando em Teatro do Ceart, reunirá 21 convidados representativos de cinco cidades de quatro estados brasileiros

A professora Bianca Scliar da Udesc Ceart é uma das  profissionais que participa do evento. Foto: Divulgação.
Essa semana teve início o evento "Semana Dança na Escola SC", que segue até 1º de novembro, virtualmente. E a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participará, por meio do Centro de Artes (Ceart), com a professora Bianca Scliar do Departamento de Artes Cênicas que estará em doi momentos do evento, o primeiro na quinta-feira (29) e o segundo sábado (31). Os encontros serão virtuais por meio de videoconferências transmitidas em tempo real, e poderão ser acessadas em três redes: Facebook, Youtube e Instagram, do @dançanaescolaSC.

A Semana Dança é um projeto que reunirá 21 com atividades de formação que contarão com convidados e professores de quatro Estados (SC, PR, BA e CE) e cinco cidades (Florianópolis, Blumenau, Curitiba, Salvador e Fortaleza),todos  profissionais com experiência em diferentes linguagens da dança, assegurando uma rara oportunidade de interlocução entre pesquisadores que são referência na produção de pensamento em torno da dança.

A iniciativa tem apoio do Edital Elisabete Anderle de Cultura 2019 e busca discutir as relações envolvidas no ambiente de convívio e construção de conhecimento no ensino da dança no qual o movimento, o toque e o corpo são fundamentais. Os temas discutidos serão a dança contemporânea, a dança de salão, o teatro, as danças de contato improvisação, a dança e escrita, a improvisação, inclusão, diversidade, racismo, sexualidade, corpo, prevenção sócio emocional, entre outras temáticas e áreas.

Udesc Ceart no evento

A Udesc Ceart participará do evento por meio da professora Bianca Scliar que dirige o Laboratório de Ensaios e Imprevistos (Lab.Ei), ajuntamento para a pesquisa-criação que une artistas, filósofos e professores que investigam a dança situada, em processos interdisciplinares que unem teoria e ação. Bianca terá duas participações na programação da Semana Dança, a primeira na quinta-feira, 29, quando irá conduzir um grupo de estudos em parceria com o grupo de pesquisas em dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Nele, irão discutir o livro "Sempre mais do que um: A dança da individuação” da filósofa e dançarina Erin Manning. Segundo Bianca, o livro coloca em discussão o que é entendido como prática de atenção, o que seria prestar atenção, como o corpo é engajado neste processo que a escola demanda. Além disso, neste debate, serão abordadas questões ligadas à neurodiversidade, com o objetivo de entender como é o processo de aprendizado e os papéis do corpo e dança nisso.

A segunda participação da professora será na manhã de sábado,30, entre às 8h e às 9h30. Bianca e o grupo de estudos irão conduzir a oficina “Pedagogias para o movimento com a cidade”, com a intenção problematizar e apresentar algumas estratégias relacionadas à dança com, através e em espaços que não são considerados neutros. “Este é um tema é muito importante e que tem estado no centro das discussões, principalmente agora em período de ensino remoto. Há muita diagnose e reclamação atualmente, em relação à educação das crianças no ensino remoto em casa e o quanto este momento têm sido prejudicial para o plano cognitivo e de saúde mental de crianças”. Na oficina também serão pesquisadas e experimentadas estratégias para integrar este conhecimento do corpo, movimento, ritmo, coordenação motora, fluidez e outros elementos da pedagogia da dança, relacionando estes aos espaços da cidade, como as pessoas andam, qual é o ritmo seguido, entre outros questionamentos.

A Udesc também tem seu nome no evento por meio de Rodolfo Lorandi, mestrando em Teatro pela Udesc Ceart e diretor do evento Semana Dança na Escola SC. Ele fala sobre a importância da dança e o papel da escola:  “Se existe movimento, existe corpo, então existe dança. Se há dança, há o estudo do corpo em movimento, em relação. Uma coisa alimenta a outra, a dança alimenta a escola, a escola alimenta a dança. E, por mais que às vezes esqueçamos, a escola é tudo isso, lugar de se movimentar o corpo, o corpo-pensamento, o conhecimento – e esse campo é o da investigação da dança”. Sobre a organização do evento, diz que apesar do contexto da pandemia, tiveram o aspecto positivo de poder ampliar o evento e chamar mais convidados para participarem, se fosse presencial, por conta do orçamento, isso não seria possível. Agora, com mais convidados e de diferentes estados do país, o evento ganhou um caráter “brasileiro”.

A intenção do projeto é envolver professores da rede de ensino de Santa Catarina (nas áreas de Artes Visuais, Dança, Teatro, Educação Física e demais interessados na incorporação da dança em suas práticas), assim como acadêmicos de cursos de graduação e licenciatura, de todas essas áreas, e pessoas interessadas em aprender sobre as temáticas discutidas. Ademais, entre os objetivos do evento é mostrar a necessidade e a importância da dança na educação e outras áreas da vida, sendo um campo que contém uma tradição vasta em várias culturas ao redor do mundo e com muita aderência na escolas, desde a infância até a adolescência. Bianca Scliar, diz que “seria importante para Udesc como polo de educacional que forma profissionais, concretizar o curso de Licenciatura em Dança”.


Atividades por meio de encontros virtuais

Os encontros virtuais serão por videoconferências transmitidas em tempo real, e poderão ser acessadas em três redes (Facebook, Youtube e Instagram, pelo @dançanaescolaSC). Os acervos, além dessas redes, também serão disponibilizados posteriormente pelo Spotify, através de podcasts. As atividades (vivências, mesas-redondas, leituras e discussões, oficinas, lives e rodas de conversa) irão atravessar múltiplas discussões à luz da experiência de cada um dos convidados e professores facilitadores, aqueles que irão ministrar conteúdo. As atividades e temas estão detalhados nas redes sociais da Semana Dança na Escola SC.

Acesse aqui as redes sociais do evento para participar: Facebook, Instagram e YouTube.


Serviço

O quê:  Semana Dança na Escola SC
Quando: até 1º de novembro de 2020
Onde: online pelas redes sociais do @danaçanaescolaSC
Quanto: gratuito

Acesse a programação aqui.


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
WhatsApp: (48) 3664-8350

*Esta matéria foi apurada e escrita pela estagiária de Jornalismo, Marcela Hoffman Catelan, sob supervisão e edição da jornalista Heloíse Guesser.





galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC