Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

01/06/2021-20h02

Udesc participa de livro sobre educação musical e criatividade de editora americana

A professora Viviane Beineke e o doutorando Rafael Dias Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), são autores de dois capítulos no livro “Brazilian Research on Creativity Development in Musical Interaction”, publicado pela editora Routledge – Taylor & Francis Group, de Nova York (Estados Unidos). 

Um dos artigos, “Critical pedagogy in action: a study on interaction and dialogue in musical composition”, foi escrito em conjunto por Viviane e Rafael. É uma ampliação do trabalho que o doutorando desenvolveu em seu mestrado, que aborda o ensino de música na Educação de Jovens e Adultos, numa perspectiva da interação e diálogo, segundo o educador Paulo Freire. 

O outro artigo, “Collaborative musical composition at school: theoretical and methodological interfaces in the field of creative learning”, foi escrito por Viviane e reflete a pesquisa do seu pós-doutorado na Alemanha, um estudo as interfaces teóricas e metodológicas envolvidas nos processos de composição musical colaborativa de crianças. 

Organizado por Rosane Cardoso de Araújo, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o livro reúne pesquisas brasileiras sobre o desenvolvimento da criatividade na interação musical. “São contribuições no campo pedagógico e científico na área de educação musical, e a inserção dessas pesquisas no cenário internacional”, diz a professora Viviane. A obra faz parte de uma série da Sociedade Internacional para Educação Musical. 

Além de Viviane e de Rafael, a obra conta com a colaboração de Anna Rita Addessi, Beatriz Senoi Ilari, Camila Fernandes Figueiredo, Danilo Ramos, Dayane Battisti, Flávia de Andrade Campos Silva, Flávio Denis Dias Veloso, Guilherme Romanelli, Jean Felipe Pscheidt, Liane Hentschke, Regina Antunes Teixeira dos Santos, Rosane Cardoso de Araújo e Valéria Lüders.

O livro já está disponível para compra neste site, e será lançado em 4 de junho, às 18h, no canal no Youtube do PPGMUS da UFPR

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC