Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

23/04/2019-18h37

Udesc promove espetáculo gratuito que une dança, teatro e Libras nesta quinta

Apresentação integra 1º Libras em Dança - Arte: Div.
Nesta quinta-feira, 25, às 20h, o Teatro Ademir Rosa, do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, receberá apresentação do espetáculo "1717", da Cia Dois Pontos de Dança. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente nas bilheterias do CIC, do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) e do Teatro Governador Pedro Ivo.

O evento integra a programação do 1º Libras em Dança, do programa de extensão "Sinaliza Udesc: Arte e Formação", do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). 

Com 60 minutos de duração e indicada para todas as idades, a apresentação tem direção coreográfica de Ricardo Tetzner e leva ao palco a linguagem da dança-teatro, em uma concepção singular de criação, estética e investigação corporal.

O espetáculo retrata a construção da identidade de Nossa Senhora Aparecida, santa negra brasileira, como símbolo nacional de fé e devoção, a partir da localização da sua estatueta em 1717, no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, por dois pescadores.



Protagonismo do idioma

Após estrear em 2015, a montagem foi apresentada pelo Brasil e no Vaticano, além de abrir festivais em todas as regiões de Santa Catarina e protagonizar um projeto social em escolas públicas de Florianópolis.

Tetzner destaca o protagonismo cênico do idioma de Libras, utilizado pelos bailarinos em todos os atos do espetáculo. “Percebemos a beleza poética de se falar com as mãos”, afirma o coreógrafo. 

A apresentação é uma realização da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, da Fundação Cultural Franklin Cascaes e do Fundo Municipal de Cultura. 

Programação extensa

A programação do 1º Libras em Dança inclui atividades gratuitas e abertas à comunidade até a próxima segunda-feira, 29. Todos os eventos são bilíngues, em Libras e português.

No Departamento de Artes Cênicas (DAC), do Centro de Artes (Ceart), estão sendo realizadas oficinas de dança de ritmos variados, voltadas a maiores de 15 anos, com vagas prioritárias para surdos falantes de Libras. Os interessados devem se inscrever no dia e local de cada atividade, 30 minutos antes do horário marcado para início. Acesse a programação.

O encontro de encerramento terá uma palestra-interativa com o tema “Libras e sua Função Cênica”, ministrada por Alexandra Klen, Natália Rigo e Ricardo Koscialkowski Tetzner, às 19h, no Espaço 1 da Udesc Ceart. 

Mais informações

Confira a programação completa na página do evento do Facebook. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail arteselibrasemciclo@gmail.com.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Apresentação faz parte do 1º Udesc em Libras
  • Oficina de Dança do Ventre em Libras, ministrada pela professora Natália Rigo
  • Oficina de Dança do Ventre em Libras, ministrada pela professora Natália Rigo
  • Oficina de Dança do Ventre em Libras, ministrada pela professora Natália Rigo
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC