Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

22/04/2019-18h31

Udesc promove seminário luso-brasileiro sobre violência sexual nesta terça

Gratuito e aberto ao público, evento estimula reflexão e discussão sobre sexualidade - Arte: Divulgação

Nesta terça-feira, 23, às 14h, o Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e o Instituto Universitário da Maia (Ismai), de Portugal, realizam o 5º Seminário Luso Brasileiro - Quando a face da violência é o sexo: Não à morte de Marias, Mahins, Marielles.

O evento é gratuito, com inscrições online. A quinta edição do seminário será realizada na Escola de Educação Básica Júlio da Costa Neves, no Bairro Costeira do Pirajubaé, em Florianópolis.

Segundo a coordenadora do evento, Vera Marques, o seminário é realizado desde 2015 e a temática vem sendo debatida no âmbito das pesquisas realizadas pelas Udesc e pelo Ismai.

Programação

O seminário terá quatro palestras. A primeira será proferida por Marisalva Fávero, docente do Ismai, com o tema “As várias faces da violência sexual”.

Na segunda apresentação, a professora da Udesc Cead Vera Marques falará sobre “Violências desveladas nas relações amorosas de casais adolescentes e jovens no Brasil”.

A terceira conferencista, Claudia Nichnig, professora visitante do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados, abordará o tema “Relações de Poder Desiguais”.

A quarta apresentação, sobre "Proteção à mulher no horizonte da pacificação social: Uma análise fundamentada no direito comparado luso-brasileiro", terá participação de Marzely Gorges de Farias e Zelindro Ismael Farias, com moderação de Gabriela Dutra de Carvalho. Os três fazem parte do Laboratório Educação e Sexualidade (Labedusex), da Udesc Cead.

A programação prevê ainda um debate com Giselle Marques, Luciana Zucco, Marisalva Fávero e Vera Marques, além do lançamento do livro “O mundo de Oya” e a exibição do filme “City of Joy”.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC