Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

24/03/2020-18h14

Udesc prorroga suspensão do expediente em todas as unidades por mais sete dias

Servidores foram orientados a adotar teletrabalho para desenvolver suas atividades - Foto: Roberto Böell Vaz
Em função da publicação do Decreto Estadual nº 525/2020, nesta segunda-feira, 23, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) decidiu prorrogar a suspensão do expediente em todas as unidades a partir desta quarta-feira, 25, por mais sete dias, em virtude do avanço do contágio do novo coronavírus.

A medida é direcionada a professores, técnicos, alunos, bolsistas, estagiários e terceirizados em todos os setores administrativos e acadêmicos. A orientação é que as chefias imediatas dos setores contribuam para comunicar os servidores, alunos e demais colaboradores a ficarem em casa nesse período. A Udesc também já determinou a suspensão de prazo de quase todos os editais vigentes.

O novo decreto do governo traz uma compilação do decreto anterior, da última semana, que já adotava medidas restritivas em todo o Estado por conta do avanço do novo coronavírus.

Simultaneamente, a Udesc está trabalhando em ações de combate à doença em todas as regiões de Santa Catarina. São projetos envolvendo alunos, professores e técnicos.

Mudanças em ensino, pesquisa e extensão

Confira algumas das mudanças no funcionamento da universidade:

  • Atendimento nos centros: todos os prazos serão adequados para evitar prejuízos;
  • Os editais de transferência interna e externa estão suspensos por prazo indeterminado;
  • Bolsas: os bolsistas já contemplados em editais concluídos estão resguardados dos seus direitos;
  • Processo seletivo de professores substitutos está suspenso por tempo indeterminado;
  • Cada chefia de departamento deverá discutir com seus professores a forma de integralização dos conteúdos das disciplinas do período em que as aulas foram suspensas;
  • Mobilidade: alunos da Udesc em mobilidade fora do País que desejarem retornar ao Brasil, no período de suspensão das aulas, terão suas matrículas asseguradas. No caso de retorno, o aluno deverá entrar em contato com a chefia de departamento ou com a secretaria de Ensino de Graduação;
  • Pós-graduação: até que a Capes não determine alteração ou emita nota sobre isso, as bancas de pós-graduação deverão ser realizadas, quando possíveis, a distância. Caso não seja possível, o orientador deverá fazer a solicitação de adiamento via SGPe e o coordenador aprovar ad referendum e, posteriormente, realizar a justificativa na platafora Sucupira;
  • Extensão: as atividades extensionistas referentes ao Edital nº 001/2019 - Paex-Proceu e editais a qualquer tempo devem se limitar, nos próximos 30 dias, à etapa de planejamento;
  • Cultura: o edital Campus de Cultura sofrerá acréscimo de um mês na sua vigência;
  • Eventos e esportes: ficam suspensos, por tempo indeterminado, o calendário de eventos esportivos organizados pela Udesc. A participação em eventos esportivos externos igualmente estão cancelados, por tempo indeterminado. As atividades esportivos e o uso das academias sediadas na Udesc estão indefinidamente suspensos.
Perguntas e respostas

1 - As aulas da Udesc estão suspensas por quanto tempo?

As aulas (presenciais e a distância) da Udesc estão suspensas por, pelo menos, 30 dias, desde a última terça-feira, 17.

2 - Como ficam os estudantes com a suspensão das aulas?

Todas as aulas serão repostas, mas isso não ocorrerá até o fim dos 30 dias. Todas as unidades de ensino da Udesc estão planejando as maneiras de como farão essa reposição, mas isso dependerá também de quanto tempo as atividades ficarão suspensas.

3 - Durante a paralisação das aulas, os estudantes terão ou não aulas EAD?

Não. Todas as atividades acadêmicas, incluindo na modalidade a distância, estão suspensas.

4 - Até quando o atendimento presencial da Udesc estará suspenso?

Por mais sete dias, pelo menos, até a próxima terça-feira, 31, conforme decreto estadual.

5 - Até a volta do atendimento presencial, os setores da universidade atenderão remotamente?

Sim. Os servidores estão trabalhando remotamente, seguindo a resolução publicada pela Reitoria. A comunidade interna e externa pode entrar em contato por meio dos e-mails disponíveis no site www.udesc.br. Outras dúvidas podem ser enviadas para o e-mail reitor@udesc.br

6 - Por quanto tempo os servidores poderão trabalhar remotamente?

O regime de teletrabalho ficará instalado enquanto perdurar a pandemia do coronavirus.

7 - Sou bolsista. Receberei nestes dias de suspensão do expediente?

Sim, os bolsistas já contemplados em editais concluídos estão resguardados dos seus direitos.

8 - Como ficam os editais já lançados pela Udesc, como o Prome?

A Udesc decidiu suspender quase todos os seus editais que estejam em fase de inscrição ou em etapas posteriores, como o Prome, o processo seletivo para professores substitutos e os de transferência interna e externa. Consulte o site www.udesc.br para ver a relação completa.

9 - Como fica a inscrição para o Prafe?

A inscrição para o Prafe foi prorrogada até 31 de março, por e-mail. No site www.udesc.br, você encontra a relação dos endereços eletrônicos.

10 - Sou estudante da Udesc e estou em mobilidade fora do País. O que faço?

Alunos da Udesc em mobilidade fora do País que desejarem retornar ao Brasil terão suas matrículas asseguradas. No caso de retorno, o aluno deverá entrar em contato com a chefia de departamento ou com a secretaria de Ensino de Graduação.

11 - Sou estudante de pós-graduação e preciso fazer minha defesa. O que faço?

As bancas de pós-graduação deverão ser realizadas, quando possíveis, a distância. Caso não seja possível, o orientador deverá fazer a solicitação de adiamento.

12 - Como ficam os treinamentos e eventos esportivos da Udesc?

Fica suspenso, por tempo indeterminado, o calendário de treinamentos e eventos esportivos organizados pela Udesc, assim como a participação em eventos esportivos externos. As academias da Udesc também estão fechadas.

13 - Como funcionarão as bibliotecas?

As bibliotecas setoriais estão fechadas por tempo indeterminado, e as devoluções foram renovadas para 13 de abril.

14 - E os restaurantes dos campi estão funcionando?

Os restaurantes estão fechados por tempo indeterminado. Mudanças quanto à reabertura serão noticiadas.

15 - Como ficam as atividades extensionistas?

A execução das ações extensionistas está suspensa. Cabe aos coordenadores comunicar ao público externo envolvido com a ação a suspensão temporária. Assim, os afazeres estão restritos à fase de planejamento das atividades, portanto, de readequação do conteúdo após a divulgação da classificação final do último edital. As mudanças deverão ser informadas apenas no relatório final de atividades.

A atualização sobre o número de casos do coronavírus em Santa Catarina e outras informações sobre a pandemia podem ser acompanhadas pelo site www.saude.sc.gov.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC