Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

10/02/2020-16h37

Udesc publica edital de seleção para turmas de mestrado e doutorado em Educação

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), publicou o edital para seleção de alunos regulares para as turmas 2020 dos cursos de mestrado e doutorado em Educação.

O programa tem nota 5 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 23 a 30 de março de 2020 e consistem em duas etapas: preenchimento da ficha de inscrição, disponível na página do PPGE, e entrega dos documentos solicitados no edital.

As vagas estão distribuídas em duas linhas de pesquisa: Educação, Comunicação e Tecnologia; e Políticas Educacionais, Ensino e Formação.

Vagas para ações afirmativas


A partir de 2020 o PPGE destinará vagas para ações afirmativas nos cursos de mestrado e doutorado, conforme regulamentação do colegiado do programa, definida pela Resolução nº 01 de 17 de dezembro de 2019.

Serão oferecidas até 30 vagas para o mestrado, sendo 21 na modalidade ampla concorrência e 09 (nove) na modalidade de reserva de vagas para ações afirmativas. Para o curso de doutorado serão oferecidas até 20 vagas, sendo 14 na modalidade de ampla concorrência e 06 (seis) na modalidade de reserva de vagas para ações afirmativas.

Conforme a resolução, poderão concorrer às vagas de ações afirmativas candidatos ou candidatas que se enquadrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica; pertençam ao grupo etnicorracial negro (pretos e pardos); pertençam aos povos indígenas residentes no território nacional e nos transfronteiriços; pertençam às comunidades quilombolas; pertençam ao grupo trans (travestis e transexuais); com deficiência (PcD); solicitantes de refúgio e/ou visto humanitário, refugiados, refugiadas ou imigrantes com visto humanitário.

Processo seletivo


O processo seletivo para o mestrado será composto por três etapas: avaliação do projeto de pesquisa e do currículo dos candidatos; prova escrita a ser realizada em 29 de abril de 2020; arguição e sustentação oral do projeto de pesquisa.

A seleção para o doutorado consistirá em três fases: avaliação do projeto de pesquisa e do memorial circunstanciado dos candidatos; prova escrita a ser realizada no dia 29 de abril de 2020; arguição e sustentação oral do projeto de pesquisa e do memorial circunstanciado.

O resultado final com os candidatos aprovados nos cursos de mestrado e doutorado será publicado em 05 de junho de 2020. As aulas terão início em agosto, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), no Campus I da Udesc, em Florianópolis.

Mais informações e o edital completo podem ser acessados na página do PPGE.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC