Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

25/11/2022-15h00

Udesc realiza Seminário de Educação em Redução de Risco e Desastres em Chapecó

Udesc fará próxima edição do seminário em Lages, em 2023 - Fotos: Divulgação
Representantes de organizações de cinco estados e do Distrito Federal, além do Paraguai e do Peru, participaram do 2º Seminário Catarinense de Educação em Redução de Risco e Desastres, realizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) nesta semana em Chapecó.

Com cerca de 320 participantes, o encontro teve dois dias de programação, com uma conferência, cinco mesas redondas e três oficinas, em 22 e 23 de novembro, abordando o tema geral "Enfrentamento de Crise". As atividades ocorreram no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, além de uma visita técnica ao Radar Meteorológico de Chapecó.

O evento é uma iniciativa do Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), em parceria com a Defesa Civil de SC e apoio de entidades da área, como a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).

A edição deste ano teve apoio do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) e da Liga de Simulação em Saúde e Emergência (Lasse), formada por estudantes de Enfermagem da unidade, e que atuam como bolsistas e voluntárias no Ceped.

Ao todo, o seminário contou com 25 palestrantes - além de SC, houve participantes do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Pernambuco, e do Paraguai e do Peru - compartilhando experiências sobre questões que envolvem educação, mudanças climáticas e a redução de riscos e prevenção à desastres.

Autoridades

Pela Udesc, a solenidade de abertura contou com a participação do pró-reitor de Extensão Cultura e Comunidade, Mayco Nunes, da pró-reitora de Administração, Marilha dos Santos, dos coordenadores do Ceped, Felipe Eugênio Kich Gontijo (Udesc Esag) e Sandra Mara Marin (Udesc Oeste), e do diretor-geral da Udesc Oeste, Cleuzir da Luz.

Também participaram do encontro o coordenador de extensão da Udesc, Alfredo Balduíno dos Santos, e o professor Eduardo Jara (Udesc Esag), coordenador do programa de extensão Esag Kids, que trabalha temas como empreendedorismo e inovação com o público infanto-juvenil.

Cartilhas

Entre outras ações conjuntas, o Ceped e o programa Esag Kids produziram as cartilhas informativas "Primeiros socorros em Aventuras", com dicas sobre como proceder em situações de emergência, e "Aventuras de uma Pipa em Eventos Climáticos", voltada especificamente à prevenção de riscos e desastres.

Segundo o professor Felipe Gontijo, as duas obras serão traduzidas em breve para o espanhol, um dos motivos pelo qual representantes peruanos e paraguaios acompanharam o evento. 

O encerramento do seminário teve apresentações de violão e de dança feitas por jovens que frequentam a Associação Verde Vida no contraturno escolar. Também foi anunciada a sede da próxima edição, que ocorrerá em Lages, em 2023.

Sobre o Ceped

O Ceped é um grupo multidisciplinar que envolve especialidades de diferentes cursos, com representantes de todos os centros da Udesc e de instituições parceiras.

Seguindo as diretrizes do Marco de Sendai para Redução de Riscos e Desastres, proposto pela ONU em 2015, o grupo faz ações para desenvolver e difundir uma cultura em prol da gestão de riscos e prevenção de desastres.

Dentre essas ações, está a idealização do Seminário Catarinense de Educação em Redução de Risco e Desastres, um espaço para apresentar ideias e ações pertinentes à área. A primeira edição do seminário ocorreu em 2019, em Joinville.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ceped@udesc.br e pelo Instagram.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Udesc fará próxima edição do seminário em Lages, em 2023
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
  • Imagem 13
  • Imagem 14
  • Imagem 15
  • Imagem 16
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC