Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

06/08/2020-15h09

Udesc receberá 15% a mais de bolsas de iniciação científica do CNPq por meio do Pibic

CNPq reconheceu excelentes resultados da Udesc na área de iniciação científica - Foto: Jonas Pôrto/Arquivo
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou o aumento de 15% no número de bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic) que será destinado para a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) entre agosto de 2020 e julho de 2021, passando de 119 para 140 vagas. O anúncio foi feito pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) nesta quarta-feira, 5.

"O CNPq reconheceu que a Udesc vem apresentando excelentes resultados e aumento na demanda qualificada, demonstrado no trabalho com responsabilidade de todos os pesquisadores para com a iniciação científica", destaca a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Letícia Sequinatto.

"Além disso, consideramos que a instituição está constantemente contribuindo técnica e cientificamente com a sociedade e formando alunos capacitados para desenvolver atividades relacionadas às pesquisas junto à sociedade catarinense", afirma.

Como contrapartida às bolsas do CNPq pelo Pibic, a Udesc oferecerá, no mesmo período, 238 bolsas pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Probic).

O CNPq também disponibilizou bolsas nas modalidades Pibic-Af, Pibiti e Pibic-EM. Na modalidade Pibic-EM, também houve um aumento de duas cotas de bolsas em relação ao período do edital anterior. 

"Esse resultado é muito positivo, visto que a Udesc está desenvolvendo inúmeros projetos de pesquisa no qual inserem-se estudantes de ensino médio. Significa o fortalecimento das relações com a educação básica, disseminando informações e conhecimentos científicos e tecnológicos, além do desenvolvimento de habilidades dos estudantes", ressalta a pró-reitora.

Avaliação positiva

Nessa chamada do Pibic, a Udesc foi avaliada pelo CNPq nos seguintes itens:

  • Composição dos comitês externos e institucionais;
  • Histórico dos programas de iniciação científica;
  • Principais resultados obtidos pelos programas de iniciação científica ao longo dos anos;
  • Principais estratégias de gestão dos programas de iniciação;
  • Contrapartida institucional com programas de iniciação científica próprios e de outros órgãos de fomento ou outros parceiros;
  • Aderência às cinco áreas prioritárias e transversais, definidas em duas portarias do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (nº 1.122/2020 e nº 1.329/2020);
  • Inserção dos alunos em projetos científicos;
  • Participação em grupos e redes de pesquisa.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, "a contrapartida de bolsas da instituição é um item avaliativo e de extrema relevância que o CNPq considera como ação positiva institucional. A Udesc demonstra um grande comprometimento com a pesquisa na contrapartida de bolsas de iniciação científica".

Quase 500 bolsas serão implantadas 

De agosto de 2020 a julho de 2021, a Udesc distribuirá 499 bolsas de iniciação científica e pesquisa aos seus 12 centros, sendo 336 de programas da universidade (Probic, Probic-Af, Probiti e Proip), com recursos próprios de R$ 1.854.720, e 163 de ações do CNPq (Pibic, Pibic-Af, Pibiti e Pibic-EM), com recursos federais de R$ 739.200.

"No quantitativo total, a Udesc tem uma contrapartida maior do que 2:1, tanto numericamente quanto no aporte financeiro", diz a pró-reitora Letícia.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br.

Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC