Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

19/03/2024-16h05

Udesc resgata história das Escolas Profissionalizantes Femininas de Artes e Ofícios de SC em mostra

A mostra é gratuita e acontece na cidade de Joaçaba até 12 de abril

 
O Laboratório Moda, Artes, Ensino e Sociedade (LabMAES) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc inaugurou nesta segunda-feira, 18, a exposição "Alinhavos da memória: saberes de mãos que fazem". Gratuito e aberto à comunidade, a mostra fica exposta na Casa de Cultura Rogério Sganzerla, no município de Joaçaba, até 12 de abril.

A mostra apresenta resultados de uma pesquisa acadêmica realizada desde 2022 sobre as Escolas de Artes e Ofícios do Brasil: Escolas Profissionalizantes Femininas de Santa Catarina (EPFSC) - instituições educacionais criadas pelo Governo do Estado e voltadas exclusivamente para as mulheres. O projeto, coordenado pela professora do Departamento de Artes Visuais (DAV) Mara Rúbia Sant’Anna e vinculado ao LabMAES, teve como objetivo neste ano compilar as memórias vinculadas às vivências de profissionais e estudantes que atuaram nessas instituições entre 1965 e 2010.

A exposição conta com um acervo fotográfico e documental das antigas escolas profissionais femininas, além de artesanatos produzidos por ex-alunas e professoras da Escola Yvonne Pereira de Mendonça. Com curadoria de Letícia Francez e Maristela Novaes, a mostra busca dar visibilidade à história do ensino profissionalizante destinado às mulheres em Santa Catarina.

O projeto contou com a colaboração das pesquisadoras Camila França (IFSC-JAR) , Egéria Schaefer (SENAC-Blumenau), Mara Rúbia Theis (IFSC-JAR) e Manoela Mardula (Udesc-PPGDESIGN) e das bolsistas de iniciação científica, do curso de Moda, vinculadas ao projeto desde 2022: Juliana de Azevedo Pereira e Nathaly Schelbauer D’Oliveira. Além disso, as estudantes da Udesc Ceart Luana Angioletti, recém-formada em Artes Visuais, e Giovanna Grigorazzi, do curso de Moda, colaboraram com a pesquisa nos últimos meses.

O evento é resultado de quatro viagens de pesquisa de campo realizadas em 2023, abrangendo diversas cidades do estado. As entrevistas e depoimentos obtidos nesse processo compõem parte substancial da exposição, destacando as experiências e emoções das mulheres que passaram pelas Escolas Profissionalizantes Femininas.

“Essa iniciativa visa resgatar e preservar a importância dessas instituições na formação e desenvolvimento de habilidades artísticas e profissionais entre as mulheres catarinenses, cujas memórias muitas vezes não ocupam os espaços privilegiados da história”, destaca a organização do evento.

Sobre a exposição
”A mostra atravessa três dimensões: a história noticiada por documentos disponíveis nas mídias e álbuns de fotografias das ex-alunas e funcionárias, as narrativas obtidas através das entrevistas e, por fim, a heranças e pesares, em que as artes e artefatos produzidos são as provas cabais do que as mãos faziam, ou seja, a exibição das obras produzidas no passado ou ainda no presente, testemunhando o tanto aprendido nas escolas Profissionais femininas e que, contudo, não foi suficiente para manter essas instituições de ensino abertas ou, ao menos, por parte das autoridades da época,  ter sido construído coletivamente o encerramento de suas atividades.”



Serviço
O que: Exposição "Alinhavos da memória: saberes de mãos que fazem";
Quando: 18 de março até 12 de abril.
Onde: Casa da Cultura Rogério Sganzerla, Rua Sete de Setembro, 222 – Centro, Joaçaba.
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.

Conheça mais sobre o LabMAES por meio do Facebooke do Instagram

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC