Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

06/03/2023-14h31

Udesc terá apoio de associação de municípios para sinalizar rota de cicloturismo no Oeste

Amerios apoiará instalação de placas em cerca de  300 pontos ao longo do percurso - Fotos: Div.
O programa de extensão Velho Oeste, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), receberá apoio da Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios) para instalar placas de sinalização ao longo da rota de cicloturismo que a iniciativa busca consolidar na região.

Coordenado atualmente pelos professores Kiciosan Galli (Udesc Oeste), Ivoneti Ramos (Udesc Esag) e Sérgio Marian (Udesc Alto Vale), o projeto vem sendo desenvolvido desde 2019, sob liderança da Udesc, com a parceria e a participação de diversas instituições públicas e privadas.

O apoio da Amerios foi definido por unanimidade durante assembleia na última sexta-feira, 3, com prefeitos da associação que congrega 17 municípios.

Pontos georeferenciados

Professores envolvidos no programa, dentre eles o coordenador de Extensão da universidade, Eduardo Jara, apresentaram o projeto do circuito de cicloturismo na reunião. A Amerios fechou apoio para instalar as placas personalizadas, a um custo estimado de R$ 80 mil, em cerca de 300 pontos georeferenciados no trajeto, incluindo praças e vias dos municípios.

O professor Jara destacou aos prefeitos a importância do projeto para o desenvolvimento de uma cultura empreendedora na região. A professora Ivoneti Ramos apresentou indicadores econômicos e dados estatísticos da região, dando destaque para o potencial agrícola e a possibilidade de aumento na captação de recursos com o turismo, que já estão em desenvolvimento em pequenas propriedades rurais.

Identidade visual

O encontro também teve a participação do professor Jorge Dolzan, da área de Design, que falou sobre a construção da identidade visual do Circuito Velho Oeste e destacou o envolvimento da comunidade da região na causa do cicloturismo de experiência.

A instalação das placas de sinalização ao longo de cerca de 315 quilômetros do trajeto é o próximo passo na consolidação da rota. Segundo a coordenadora geral do programa Velho Oeste, Kiciosan Galli, a Udesc também segue assessorando a comunidade local e apoiando ações para o desenvolvimento da região. A proposta é que o percurso possa ser percorrido de diversos meios: bicicleta, carro, moto, a cavalo ou mesmo caminhando.

Além da Amerios, participam da iniciativa a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a Polícia Militar (PM-SC), a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) e a Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios), além de prefeituras e empreendedores da região, incluindo proprietários rurais.

Mais informações

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail kiciosan.bernardi@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Amerios apoiará instalação de placas em cerca de  300 pontos ao longo do percurso
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC