Bolsas para pós graduação
Um programa de bolsa de estudos para os servidores da educação para cursos de especialização e mestrado deve ser anunciado nas próximas semanas.
Ao mesmo tempo, um programa de formação continuada está em fase de contratação junto à Univille, um investimento na ordem de R$ 600 mil.
A abertura das inscrições para as bolsas de estudos de pós-graduação devem ter início ainda no mês de março.
Hora atividade
A melhoria da qualidade de ensino na rede municipal vem sendo conseguida gradativamente. Nos últimos anos, além de implantar a trimestralidade, a Secretaria de Educação, efetivou a implantação de 20% da carga horária do professor em hora atividade.
Embora seja lei nacional desde 2008, somente em 2010 a Prefeitura passou a cumprir a legislação. Nestas horas em que permanecem na escola, o professor pode planejar e preparar aulas, corrigir provas, e inclusive atender aos pais. Todos os professores, da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA foram beneficiados.
A priorização da qualificação dos professores e sua valorização já vêm apresentando bons resultados. O aumento no número de projetos de professores da rede inscritos em prêmios nacional e principalmente o desempenho de alunos nas Olimpíadas da Língua Portuguesa, Matemática, Biologia e Química são alguns dos resultados positivos já alcançados.
14º salário
Em 2011, os professores da rede municipal receberam um salário extra. O prefeito Carlito Mers optou por usar a verba do Fundeb para proporcionar a estes profissionais um ganho adicional como forma de valorizar o professor, um dos principais responsáveis pela qualidade do ensino oferecido à população pela Rede Municipal.
Professoras e gestora premiadas
Em 2011, a professora Célia Maria Ribeiro Batista, da E.M. Presidente Castello Branco, foi uma das dez finalistas do Prêmio Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10. Com o projeto “Introdução ao Estudo de Medidas de Superfície, desenvolvido com os alunos do 6º ano do ensino fundamental a professora foi destaque nacional.
Também no final do ano passado, a cidade recebeu a notícia de que o CEI municipal Raio de Sol, do bairro Vila Nova, que representou estado de SC no Prêmio Gestão Escolar, com o projeto “Gestão Participativa e Democrática”, apresentado pela diretora Marlene Malschitzky, foi o vencedor do prêmio nacional e ganhou ainda o diploma de “Destaque Nacional”.
Antes destas professoras, em 2009, a professora de séries iniciais Andréia Betina Legatzke Klitzke foi finalista do Prêmio Educador Nota 10, com o projeto “Construindo o conceito de ângulo”, desenvolvido com os alunos do 5ºano, na disciplina de Matemática, na Escola Municipal Karin Barkemeyer.
No mesmo ano, na categoria Língua Estrangeira, a professora Patrícia Momm dos Santos, da Escola Municipal Valentim João da Rocha, com a pesquisa “Bullying: ele está presente em nossa escola?”. E na categoria Educação Infantil, com o projeto “Reinventando o Espaço”, a professora Ieda Marisa Arcega, do CEI Morro do Meio, também se classificou entre os 50 finalistas.
Todos os projetos foram reportados pela Revista Nova Escola para servir de exemplo para as escolas e professores de todo o Brasil. Os projetos também foram filmados e reproduzidos pelo Canal Futura.
Educação Física nos CEIs
A implantação de aulas de Educação Física, com professores com formação específica, nas turmas de educação infantil, além de proporcionar o melhor desenvolvimento da criança por meio do Projeto Corpo e Movimento, possibilitou a implantação de horas atividades aos professores da turma, valorização do professores de Educação Física e mais saúde às crianças.
A ação educativa que utiliza o movimento como eixo condutor, proporciona às crianças experiências com as diversas formas de linguagem corporal.
Enquanto brincam, as crianças fazem exercício físico e desenvolvem a coordenação motora e psicológica.