No mês em que completa 23 anos de circulação ininterrupta, o Jornal da Educação avalia e reafirma sua determinação em continuar em sua função básica que é, como a de todo jornal, comunicar aos seres humanos o que seus membros fazem, sentem e pensam.
Com linha editorial didático pedagógica tendo como objetivo primeiro o de auxiliar os profissionais na educação na busca contínua pela qualidade do ensino, o JE é mantido com recursos do próprio setor educacional que o retroalimenta, seja adquirindo assinaturas anuais, com a compra de espaço publicitário ou contratando projetos a serem desenvolvidos na cidade.
No campo editorial, as reportagens resultam de contatos para sugerir pautas ou solicitar cobertura de eventos e confecção de reportagens sobre experiências pedagógicas bem sucedidas.
É mister, neste momento em que completamos mais um ano de circulação, reafirmar o propósito de manter um canal aberto com e entre os profissionais da educação, as autoridades e a comunidade. Por esta razão, lançamos o espaço Pergunta de Professor no qual os profissionais que atuam em sala de aula e leitores de modo geral, inclusive de nossa página na internet (www.jornaldaeducacao.inf.br), terão respondidos seus questionamentos seja sobre as políticas públicas para a educação, seja sobre dificuldades no campo pedagógico ou legal.
As perguntas enviadas à nossa redação serão respondidas pela autoridade a quem foi direcionada, no caso de secretários de educação, prefeitos, governadores, deputados, etc.. Já os questionamentos sobre conteúdos das diversas áreas do conhecimento serão respondidos por especialistas. E, em caso de dúvida no campo jurídico e do direito, como aposentadorias, por exemplo, advogados especialistas em direito trabalhista e ou educacional, sanarão as dúvidas dos leitores.
Este é mais um serviço aos leitores do único veículo totalmente segmentado, tanto editorialmente quanto na circulação para o setor educacional do estado de Santa Catarina. As perguntas podem ser feitas via internet, mas as respostas serão publicadas exclusivamente em nossa edição impressa, até o lançamento de nossa versão digital, exclusivamente para assinantes, que deve acontecer nos próximos meses.
Aproveitamos também para informar que, a partir da edição de outubro, especial do Dia do Professor, nosso principal leitor, publicaremos uma coluna mensal sobre direito educacional e os profissionais poderão, também, enviar sugestões de temas a serem tratados naquele espaço.
Por fim, retificamos a certeza de que ao publicar reportagens sobre os trabalhos dos bons professores estamos contribuindo não somente para que ele continue a desenvolver um bom trabalho, mas também para que outros, ao perceberem o reconhecimento do trabalho do colega, se motivarão a fazer o mesmo.
Afinal, como escreveu Karl Konstantin Knüppel, em novembro de 1852, no Der Beobachter am Mathiasstrom, “não existe, efetivamente, nada mais interessante no mundo – nem para o mortal mais sábio e mais humilde – do que ler algo a respeito de sua pessoa”.