A transferência dos conteúdos do portal do Jornal da Educação (www.jornaldaeducacao.inf.br) para o portal da Udesc Cead marca o início de um novo ciclo do veículo de comunicação segmentado mais antigo do Estado de Santa Catarina. Além de conteúdos produzidos exclusivamente para a versão digital, o portal do JE contém a quase totalidade dos conteúdos publicados na versão impressa de abril de 2001 a dezembro de 2020.
Em circulação desde agosto de 1987, a versão impressa do JE foi publicada ininterruptamente até dezembro de 2020 (edição de número 333), quando passou a ser publicado somente na versão digital. O conteúdo editorial continuará à disposição no site do Jornal da Educação, publicado dentro do Portal da Udesc.
Além do conteúdo jornalístico, estão disponíveis cinco colunas: Histórias da Educação, Psicologia em Educação, De onde Vem?, Dogmas ou Heresias e Direito e Educação. Os leitores poderão ainda acompanhar a evolução do pensamento do Jornal da Educação e de seus leitores nos espaços Opinião do Leitor e Opinião do Jornal.
Para a editora do JE, a professora mestre e jornalista Maria Goreti Gomes, “este é mais um marco da histórica do JE” criado e mantido em atividade por praticamente quatro décadas sob sua coordenação. "Praticamente a íntegra do conteúdo jornalístico produzido desde abril de 2001, e boa parte das reportagens e colunas da versão impressa, está disponível no novo endereço", afirma.
Goreti destaca que a adoção do projeto pela Udesc Cead, com a produção de novos conteúdos, possibilitará a continuidade da troca de experiências e informações entre professores, estudantes (especialmente das licenciaturas) e demais profissionais da educação em atuação ou em cursos de formação. "Missão do JE desde sua criação."
"Ao produzir conteúdos especializados, o novo portal continuará a dar visibilidade e reconhecimento a esses profissionais e possibilitará a troca de experiências para que outros profissionais apliquem, em suas salas de aula, projetos pedagógicos que já resultaram em mais aprendizagem", ressalta a criadora do JE.
“O novo portal é a continuidade da publicação que registra a história da educação de Santa Catarina e do País, nas últimas quatro décadas. A continuidade do JE cumpre seu objetivo inicial que é o de comunicar ao mundo o que pensam, sentem e fazem os professores, os demais profissionais da educação e os estudantes e os pesquisadores do setor educacional”, completa Maria Goreti Gomes.