Desde 1987, quando iniciou sua circulação impressa, nas escolas de Joinville e região, o Jornal da Educação, como qualquer empresa privada, desenvolveu diversos projetos para sobrevivência financeira e editorial. Sua influência nos rumos da educação de sua região de atuação foi ampliada com o Congresso da Qualidade na Educação, em 1993.
Após onze anos de circulação gratuita, em 1998 o JE implantou o sistema de assinaturas. A edição de agosto daquele ano trazia também o E-mail, o número do fax e do telefone para contato. A primeira edição a com capa colorida foi a de número 125, de janeiro/fevereiro de 2000, de número 125.
No dia 20 de abril de 2001, o JE publicou sua página na internet, no endereço www.jornaldaeducacao.inf.br. A expansão das atividades junto à comunidade escolar e geral deu um salto significativo com a publicação da página.
Em agosto do mesmo ano, era publicado uma edição especial sobre o Estado de SC, seus símbolos e mapa. A mesma edição seria o embrião do Projeto Eu Vivo Aqui, efetivado na edição 153, de agosto de 2002, com a publicação dos conteúdos resultados de pesquisa e organizados de forma didática.
A edição, publicada em agosto de 2002, mês do aniversário do JE e da cidade de Guaramirim, continha a história, dados geopolíticos, econômicos e educacionais do município organizado didaticamente para serem usados em sala de aula, foi distribuída a todos os estudantes da cidade. O conteúdo das edições continuam disponíveis na página do JE na internet, sem restrição de acesso.
O Projeto Eu Vivo Aqui foi realizado em parceria com quatorze prefeituras, da região em que o JE circulava. Além de produzir o material didático para ser usado pelos professores em sala de aula, a parceria previa a distribuição de exemplares impressos a todos os estudantes da cidade e a publicação dos conteúdos na página do JE, sem quaisquer restrições de acesso.
Acompanhando a implantação da Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação e demais alterações na legislação educacional brasileira com a expansão do ensino superior, o JE publicou a primeira edição do Caderno Ensino Superior, distribuído aos estudantes do 3º Ano do Ensino Médio. O caderno contendo informações sobre os vestibulares, cursos e universidades da região trazia também orientações de como escolher o curso superior e bolsas de estudos disponíveis.
Congresso Sul-Brasileiro
A idealização e realização do Congresso Sul-.Brasileiro da Qualidade na Educação, realizado em Joinville de 1994 a 2007, resultou do objetivo de marcar o sexto aniversário do JE. A ideia era realizar um evento que reunisse professores e demais profissionais da educação de todas as áreas e cidades em que circulava, mas o resultado superou quaisquer expectativas.
O objetivo principal era possibilitar os professores o aperfeiçoamento contínuo, já que naquele período de nossa história, o professor era o único responsável pela própria formação que geralmente se resumia ao curso superior e, muitas vezes, nem isso.
Grande parte dos profissionais em atividade nas salas de aula sequer tinham formação superior. O oferecimento de cursos de aperfeiçoamento e a formação continuada ainda não faziam parte da rotina das instituições de ensino. Pois não havia obrigatoriedade e ou plano de carreira que incentivasse a participação de professores nos mesmos.
A primeira edição do Congresso, realizada no centro de exposições Expoville, de 26 a 29 de abril de 1994, reuniu 915 inscritos, quase o dobro do que esperavam os organizadores, que previam receber 500 congressistas. As dez instituições parceiras, realizaram 12 edições do Congresso que chegou a reunir 6000 congressistas em uma única edição.
Os primeiros parceiros contatados foram a Escola Técnica Tupy e o Colégio Bom Jesus. Em agosto de 1993, mês de aniversário do JE, era realizada a primeira reunião já com a participação da FURJ (UNIVILLE) e 5a SERE (hoje GERED). A Associação Catarinense de Ensino-ACE, o SENAC, o SENAI, a Secretaria Municipal de Educação de Joinville e a Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina-AMUNESC completaram a parceria, oficializada pela criação da Associação Congresso da Qualidade na Educação em 1997.
Caderno Científico
A publicação, em agosto de 2018, da primeira edição do JE Caderno Científico, com artigos, relatos de experiências de professores e resenhas em português e espanhol por pesquisadores da área, marcou a entrada definitiva do veículo de comunicação no meio científico.
A equipe editorial e científica sob a coordenação do Professor Dr. Norberto Dallabrida, o primeiro colunista do JE. A coluna Histórias da Educação é publicada ininterruptamente desde maio de 2003, pelo professor da UDESC e pesquisador do CNPq.
Em agosto de 2021, com a publicação do JECC Especial, iniciava a parceria com a Udesc. Aquela edição, em parceria inicialmente com o curso de Pedagogia da Udesc, deu visibilidade a projetos pedagógicos efetivados em sala de aula pelos estudantes – professores durante a pandemia nos anos letivos de 2020 e 2021.