A transferência de titularidade e a criação do novo site do JE no portal da Udesc Cead
A Udesc Cead assumiu a titularidade do Jornal da Educação (JE) com o propósito de perpetuar o legado da publicação, que tem mais de três décadas; e pela a afinidade entre os campos de atuação do jornal e do centro de ensino, que atua em polos de apoio distribuídos por todas as regiões de Santa Catarina.
O processo de transferência iniciou logo após a pandemia e foi formalmente concluído em 2024. Em 2025, a Udesc Cead finalizou e lançou o novo site com o acervo do periódico catarinense, com centenas de textos e edições completas em PDF.
A aproximação entre JE e a universidade estadual catarinense foi articulada inicialmente pelo professor Norberto Dallabrida, do Departamento de Pedagogia a Distância (Dpad), que é autor e coordenador de uma das colunas mais longevas do jornal: Histórias da Educação.
A iniciativa teve apoio da Direção-Geral da Udesc Cead, sendo iniciada na gestão da professora Vera Marques e concluída na do professor Luciano Emílio Hack.
Além da presença nos municípios e junto às redes de ensino, a oferta das licenciaturas e das pós-graduações em Educação Inclusiva destacaram-se como afinidades entre a Udesc Cead e a área de atuação do JE.
Entre 2023 e 2024, a criação do novo site e a migração do conteúdo contaram com a dedicação do estagiário João Victor Menna Barreto.
O estudante foi coordenado no período pela pedagoga Letícia Vieira, que atuava na Udesc Cead, na época, como técnica universitária junto à Direção de Ensino de Graduação e como professora do Dpad.
Letícia foi orientanda do professor Dallabrida na pós-graduação, quando teve contato com o JE inclusive como colaboradora da coluna Histórias da Educação.
A criação do site do JE no portal da Udesc Cead incluiu a criação de uma nova identidade visual para o jornal, feita pelo professor e designer Igor Reszka Pinheiro.
A partir de maio de 2024, a transferência de titularidade e conteúdo seguiu sob coordenação da Assessoria de Comunicação da Udesc Cead, instituída com a chegada do técnico universitário Gustavo Cabral Vaz.
A migração de dados para o novo site foi concluída em 2024 e 2025 pelas estudantes Maria Eduarda Toledo Vieira, Júlia Dutra, Ago Rodrigues e Larissa Paes.
O acervo transferido inclui mais de 700 textos, publicados principalmente entre 2006 e 2023, contemplando seis colunas periódicas: Histórias da Educação, coordenada por Norberto Dallabrida; Psicologia e Educação, coordenada por Gilmar de Oliveira; Direito e Educação, coordenada por Yolanda Robert; De Onde Vem, coordenada por Leandro Villela Azevedo; Opinião de Jornal, assinada pela editora Maria Goreti Gomes; e Opinião do Leitor, com participação de mais de uma centena de articulistas.
No segundo semestre de 2025, a equipe da Udesc Cead segue trabalhando na digitalização e publicação de edições publicadas entre o final dos anos 1980 e início de 2000, dos quais há apenas exemplares impressos.
A conclusão desse esforço completará o registro do acervo histórico do jornal.
Com a titularidade, a Udesc Cead também produzirá novos conteúdos para o periódico, em edições especiais, com a mobilização da comunidade acadêmica e gestão colegiada.