Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Opinião do Leitor

Pais & atividades escolares: ajude sem fazer a lição (Edição Agosto/2007)

Cláudia Christ

     A partir do 1º ano do Ensino Fundamental, as mães começam a se preocupar em como ajudar seus filhos em suas tarefas, pois além das lições de casa, as crianças praticam atividades extras. Por sua vez, as mães também não têm muito tempo disponível para auxiliar os filhos em suas atividades escolares. Então, como conciliar essa falta de tempo com a sensação de culpa que muitas vezes impulsiona as mães a realizar a tarefa pelas crianças?

     É importante, principalmente nas séries iniciais, que os pais olhem os cadernos de seus filhos e até apontem possíveis erros para que as próprias crianças corrijam.  Dessa forma, elas perceberão onde erraram ao comparar as respostas certas com as erradas. Isso não significa, porém, que os pais devam corrigir os erros dos filhos em suas lições de casa. Dar a resposta pronta ao filho é não contribuir para o desenvolvimento de sua autonomia, é impedi-lo de crescer ou mesmo subestimá-lo em sua capacidade.

     Outro fator negativo é querer que a criança leve tudo certo para a escola, fazendo com que o(a) professor(a) não detecte a verdadeira dificuldade de seu aluno, mesmo porque a criança parte do erro para chegar ao conceito certo das coisas e, ao seu tempo, ela chegará lá.

     O que os filhos mais necessitam, para o seu desenvolvimento pleno, é de segurança, que se manifesta através da atenção, da paciência e do afeto que os pais transmitem, fortalecendo a auto-estima dos rebentos.

     O caminhar lado a lado, acreditando na capacidade deles, mostrando-lhes a direção, mas sem a trilhar por eles, é a melhor forma de deixá-los descobrir suas próprias capacidades. Verificar o caderno, elogiar o capricho, não se deter apenas nas notas e sim no que eles realmente estão aprendendo é a melhor forma de apoiá-los.

     Não se esqueça de que os filhos são criados para o mundo e quanto antes eles exercitarem a autonomia, menos trabalho darão durante a vida escolar.

 

* Cláudia Christ é coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I do Colégio Paulista (COPI), especializada em psicopedagogia.

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC