Marta Vanelli
No último dia três foi aprovado na Comissão de Educação e Cultura da Câmara o piso salarial nacional de R$ 950 para os educadores da rede pública. Esta é uma conquista importante e vamos manter a mobilização porque a tramitação na Câmara continua. São mais duas comissões, plenário da Câmara e o Senado.
Precisamos manter o espírito de luta. Afinal, a aprovação final do piso vai valorizar a carreira e recuperar a dignidade dos profissionais, melhorar a qualidade do ensino com educadores mais qualificados e bem remunerados e reduzir as desigualdades regionais.
A proposta aprovada ficou aquém da proposta elaborada pelos educadores organizados na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE, mas melhorou em relação a proposta inicial do Governo Federal.
Mesmo que a proposta aprovada tenha ficado aquém da que queríamos, como o salário dos professores aqui em SC é muito baixo, teremos um aumento em 3 anos de 86,5% no vencimento inicial, sendo 28,8% em janeiro de 2008, mais 22,4% em janeiro de 2009 e 18,3% em janeiro de 2010. Estes percentuais se estenderão sobre todos os níveis da tabela.
Agora, com a primeira etapa vencida, concluímos que nossas manifestações representam um passo importante. Vamos acompanhar a tramitação do projeto na Câmara, cobrando o empenho dos parlamentares. Trabalhamos muito para melhorar as propostas iniciais feitas pelo governo e vamos continuar trabalhando porque queremos o aperfeiçoamento do projeto uma vez que alguns pontos ainda não coincidem com as nossas pretensões e necessidades dos trabalhadores. O passo seguinte é exigir que o governo do estado cumpra a lei.