Uma interessante reportagem divulgada dias atrás coloca em pauta uma questão muito atual e que está diretamente relacionada com as oportunidades que surgem nos períodos de mudanças.
Estar preparado para as variações do mercado é muito importante, e tirar proveito das novas situações é sinal de inteligência. O avanço da tecnologia, as novas atitudes que a humanidade vem tomando em função da necessidade de sustentabilidade econômica e social, devido aos impactos da produção no meio ambiente, a cada dia abre novas fronteiras no mercado de trabalho.
Como conseqüência desta realidade, as instituições de ensino atualizam suas matrizes curriculares no sentido de proporcionar o conhecimento para a formação de profissionais que atendam às expectativas das empresas nestes novos nichos.
Alguns setores em especial ganham mais ênfase, como é o caso das profissões focadas na internet e nos recursos de comunicação com a produção de conteúdos ou na transmissão de dados e voz, expandindo para outras diversas atividades correlatas, bem como a gestão ambiental e as áreas que tratam do comportamento e das atitudes, pois estão permeadas em conceitos como racionalidade e utilização consciente dos recursos disponíveis nos processos de fabricação de qualquer item.
De forma mais simples para entender paradigmas que se estabelecem a cada dia, podemos dizer que a nova visão que se tem do mercado é reflexo direto da redução, cada vez mais, das distâncias entre os povos e da instantaneidade da informação. Por mais radical que a questão possa se apresentar, a verdade é que as fronteiras econômicas abertas no planeta e a inflexibilidade do mercado quanto a alguns valores que alimentam o sistema capitalista impõem às organizações a exigência da atualização constante para que possam sobreviver na medida em que as escalas de demandas aumentam.
Ser diferente parece ser a palavra de ordem principalmente para aqueles que buscam um espaço no mercado de trabalho, como empreendedores ou nas empresas onde já atuam. Perceber nos desafios oportunidade de crescimento é o primeiro passo para o sucesso.
*Pedra Santana Alves é Reitora do Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ reitoria@unerj.br