Percebo que a cada ano nossos educandos demonstram menos interesse em buscar conhecimento, em ter vontade em aprender. E como educadora isso vem incomodando o que fazer? Por que com alguns educadores aprendem e com outros não?Onde esta a diferença?
Então iniciei o processo de observação e constatei que minha concepção não estava errada é necessário sim o educador ter vinculo com o educando. Os educandos já são obrigados a virem para um lugar desconhecido, onde muitas vezes permaneceram quatro horas sentadas com pessoas diferentes felizmente. Portanto o educando precisa sim ser conquistado este vinculo afetivo precisa existir.O educando precisa saber que o educador é um ser humano como ele,que chora,ri,brinca,que muitas vezes tão cheio de problemas que não poderia estar ali,mas esta por que?porque gosta do seu trabalho,reconhece que trabalha com outros seres humanos que precisam dele por isso a questão do vinculo afetivo é essencial para que surjam melhores resultados na aprendizagem.Quando o educando percebe confiança no educador,ele passa a telo como referencia e acredita na competência,na determinação do mesmo em querer auxiliá-lo na superação das dificuldades.Pois o mesmo demonstra que não esta ali somente para dar
uma nota,para transmitir um monte de conteúdos e também por uma remuneração, mas porque acredita no potencial de cada educando por isso o instiga a pensar,a reconstruir suas idéias.
A missão do educador vai muito além do fato de transmitir conhecimentos, sua responsabilidade é maior felizmente,temos o poder de formar cidadãos competentes para o mercado de trabalho, como também seres humanos capazes de compreender e expor suas idéias através de diálogos exercendo assim a cidadania e além de tudo serem pessoas felizes e equilibradas.Porque serão seres humanos que se valorizarão pelo o que são e não pelo que terão.Ressaltarei ainda que onde existia respeito,vinculo existem acordos portanto existia disciplina,o educador não precisa alterara a voz ,ou até mesmo muitas vezes fazendo ameaças tipo vou encaminhar a direção.Quando o educador conhece a turma ele possui um grupo que somente ele consegue fazê-los pensar,avaliar,refletir sobre as suas atitudes. E quando o educando é aceito sem rótulos digamos, ele com certeza vai sentir-se seguro, pois estará muitas vezes num ambiente desconhecido, porém sabe que existe lá um educador que o enxerga, que sabe que ele
esta ali e que por muitas vezes fará a diferença durante as aulas quanto for oportunizado.
Entendo que nós educadores somos frutos grande parte do século 19 quando ainda os sistemas de ensino valorizam muito a visão do raciocínio onde se criou uma barreira com tudo o que tivesse relação com o corpo e com a emoção. Como decorrência criou se uma organização antiemoção que conseqüentemente supervalorizou as humilhações ,as comparações,a discriminação o professor somente através do olhar já realizava a avaliação.Podemos mudar?Precisamos mudar isso é terminante. Nosso educando ele é razão,emoção e corpo,nossos educandos pensam acredito que ai esta a nossa falha enquanto escola estamos instigando nossos alunos a pensar?Ou estamos vivenciando ainda o tempo da reprodução?e deixando que os mesmos utilizem seus maravilhosos pensamentos para realizar atitudes que não contribuirão em nada na construção da sociedade?
A mudança esta em nossas mãos o que faremos?Continuaremos estagnados?
Josneia Martins - Ver email