Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Opinião do Leitor

Cidadania (Exclusivo Internet)

Por MARIOLY OZE MENDES*

Constatamos que a maioria dos cidadãos exime-se de participar da vida política do município, porque não pretendem assumir a responsabilidade que acompanha o direito de deliberar. É essencial criar na sociedade, institutos para debates e, conseqüentemente, decisões em que a sociedade manifeste seus desejos, ambições e suas idéias e, desta forma, influencie para que os agentes políticos possam adotar as melhores decisões pelo bem-estar dos munícipes. A participação é o despertar do interesse pela coletividade, pois o interesse espontâneo da maioria dos cidadãos é vinculado a temas de sobrevivência e a questões particulares. O conceito de solidariedade coletiva ainda não foi absorvido, em sua plenitude, pela nossa sociedade.
Há a necessidade urgente de que o indivíduo conscientize-se da sua importância, agindo como cidadão participante e assumindo responsabilidade para criar e inovar, mudando para melhor o rumo das questões que são deliberadas pelos agentes políticos, as quais atingem a toda a coletividade. Ao cidadão cabe o direito-dever de participar na tomada de deliberações, na fiscalização das atividades de seus representantes e no debate sobre os diversos temas fundamentais para o bem-estar coletivo.
É notório que a participação popular na gestão pública, por si só, não soluciona os problemas atinentes à sociedade, mas aumenta o vínculo e o compromisso de cada cidadão com a sua comunidade, pensando e agindo localmente para melhorar o global. Há necessidade de que a gestão pública seja mais democrática, com maior participação da sociedade, como forma de valorizar a cidadania, partilhar o poder e ser co-responsável, havendo o envolvimento e o compromisso com a eficácia numa verdadeira sociedade participativa não apenas na definição de prioridades, mas também no controle e no acompanhamento da execução. A concretização desse sonho é possível.

* MARIOLY OZE MENDES - Msc. em Gestão de Políticas Públicas
 

 

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC