Em março de 2003 iniciou-se a implantação do projeto Modateca, no curso Bacharelado em Moda do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Desde então, docentes, discentes e pesquisadores apaixonados pela história da moda coletam, catalogam, conservam, restauram e comunicam o acervo composto principalmente por doações.
Localizada no terceiro andar do prédio da Biblioteca Central, no Campus Itacorubi, a Modateca abriga centenas de peças do vestuário do século XX, trajes de uso pessoal e coleções de antigos modistas, alfaiates, costureiras, plissadeiras, chapeleiras e bordadeiras. Acessórios de moda de diferentes épocas e origens, livros, periódicos, catálogos, fotografias e outros resultados de pesquisas fazem parte do acervo.
Destaca-se uma grande variedade de modelos e estilistas, como os catarinenses (Olga Mafra, Dorotéia Couto, Galdino Lenzi, José Gomes, Érica Wise Thiesen, Gesoni Pawlick e Nilma Vieira), brasileiros (Denner Pamplona de Abreu, Rui Spohr, Mary Staeglader, João Francisco Goldmann, Reinaldo Lourenço) e europeus (Givenchy, Christian Dior, Valentino), de diferentes épocas, grupos e regiões, tratadas e administradas como documentos históricos e disponibilizadas por meio de sua reserva técnica.
Em 2024, a Modateca tornou-se um programa permanente de extensão do Centro de Artes, Design e Moda, comprometido com ações que promovam a articulação entre ensino, pesquisa e extensão com foco na preservação da memória cultural têxtil e na comunicação da história dos trajes em Santa Catarina. Exposições, cursos, produções audiovisuais e a manutenção do acervo são algumas delas!
Além do público estudantil de todos os níveis de ensino, atende a comunidade em geral, incluindo pesquisadores interessados, fortalecendo assim a interação entre universidade esociedade. A coleção da Modateca, o registro de depoimentos, a catalogação de material fotográfico e a recuperação do acervo de estilistas são caminhos extremamente ricos para a compreensão de fenômenos socioculturais de determinados períodos históricos, bem como para novos questionamentos sobre os modos de vestir atuais a partir do passado.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.