CURSO GESTAR CULTURAL: DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS
Módulo 1 – INTRODUÇÃO A PRODUÇÃO CULTURAL
Ementa: Conceitos, atividades culturais e linguagens artísticas, Etapas de pré-produção, produção e pós-produção de eventos e projetos culturais e Estrutura e elaboração do projeto cultural e documentos técnicos.
Bibliografia Básica:
COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural. Iluminuras: São Paulo, 2000.
OLIVIERI, Cristiane e Natale, Edson. Guia brasileiro de produção cultural: ações que transformam a cidade. Edições Sesc São Paulo, 2016.
Módulo 2 – PROJETOS CULTURAIS
Ementa: Escrita de projetos culturais e documentos essenciais. O que é um projeto cultural? Objetivos, Justificativa, Público alvo, Produto cultural, Orçamento, Cronograma e desdobramentos.
Bibliografia básica:
Thiry-cherques, Hermano Roberto. Projetos culturais: técnicas de modelagem. Rio de Janeiro: FGV, 2008.
CEREZUELA, DAVID ROSSELLÓ . PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS: DA IDEIA À AÇÃO. São Paulo: SESC, 2015.
Canclini, Néstor García. Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade. São Paulo: Edusp – Editora da Universidade de São Paulo. 2013.
Instituto Alvorada Brasil Projetos Culturais: como elaborar, executar e prestar contas. Brasília : Instituto Alvorada Brasil : Sebrae Nacional, 2014
Módulo 3 – GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS
Ementa: Gestão de espaços e projetos culturais. Pontos de cultura. Organização do trabalho em equipe. Cadeia produtiva da cultura e economia criativa e acessibilidade.
Bibliografia Básica:
LISBOA FILHO, Flavi Ferreira. Gestão e Produção Cultural. São Paulo: Appris, 2017.
DURAND, José Carlos. Política Cultural e Economia da Cultura. São Paulo: SESC., 2013.
Política cultural e gestão democrática no Brasil / Albino Rubim (organizador). São Paulo : Editora Fundação Perseu Abramo, 2016.
Módulo 4 – COMUNICAÇÃO E PROJETOS CULTURAIS
Ementa: Estratégias de acesso, plano de comunicação, marketing cultural e mídias sociais para ampliação do acesso para divulgação de projetos culturais.
Bibliografia básica:
CURTIN, Michael. Política de comunicação no século XXI: do interesse nacional à gestão cultural. In: In: Revista Matrizes. São Paulo: USP. V. 9. Nº 1 jan./jun.2015 São Paulo - Brasil.
Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares / organização Gisele Marchiori Nussbaumer. —Salvador : edufba, 2007
Módulo 5 – POLÍTICAS CULTURAIS
Ementa: Políticas Culturais: sistema nacional, estudual e municipal de cultura, legislação e participação da sociedade civil. Leis de incentivo (municipal, estadual e federal) e editais. Planejamento e gestão de projetos e eventos culturais.
Bibliografia básica:
BOTELHO, Isaura. DIMENSÕES DA CULTURA E POLÍTICAS PÚBLICA. Vol. 15, nº 2. São Paulo: Perspectiva, 2001
R U B I M, Antonio Albino Canela. Políticas culturais e novos desafios. In: Revista MATRIZes. São Paulo: USP. Ano 2 – nº 2 primeiro semestre de 2009.
RUBIM, Linda (org.). Organização e Produção da Cultura. Salvador, Edufba, 2005.
Rubim, A. A. C. (2017). Desafios e dilemas da institucionalidade cultural no Brasil. In: Revista MATRIZes. São Paulo: USP. 2017. V.11 - Nº 2 maio/ago. 2017
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