Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/08/2016-20h25

Abertura de exposição e mesa-redonda sobre teatro polonês ocorrem na Udesc nesta terça

Exposição poderá ser visitada até 12 de setembro, de segunda a sexta-feira. Foto: Laís Moser/Ascom Udesc

A Casa da Cultura Polônia Brasil, o Consulado Geral da Polônia em Curitiba e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) e do programa de extensão Imagens Cênicas, realizam no Centro de Artes (Ceart), em Florianópolis, a exposição Polski Teatr - Teatro Polonês. A abertura da mostra ocorre nesta terça-feira, 23, às 13h30, seguida da mesa-redonda "Imagens e Memórias sobre o Teatro Polonês".

Com reprodução de fotos e documentos, a exposição é uma oportunidade para o público conhecer mais sobre o teatro polonês no mundo, com um recorte especial para a contribuição dos imigrantes poloneses. A abertura será realizada no hall do bloco amarelo da Udesc Ceart pela professora doutora Fátima Costa de Lima, e pela vice-presidente da Casa da Cultura Polônia Brasil, Mari Ines Piekas. A exposição pode ser visitada pelo público até o dia 12 de setembro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h.

Com curadoria de Dulce Osinski e Everly Giller, a exposição já foi realizada em novembro e dezembro do último ano na Casa da Cultura Polônia Brasil, em Curitiba, por ocasião da República da Polônia ter declarado 2015 como o ano do teatro polonês, em comemoração aos 250 anos de existência do teatro público naquele país, a partir da fundação do Teatro Nacional de Varsóvia, o quarto mais antigo criado na Europa.

Além disso, no último ano também foram comemorados os 130 anos de nascimento de Stanisław Ignacy Witkiewicz, conhecido como “Witkacy”, e os 100 anos de nascimento de Tadeusz Kantor, ambos artistas e dramaturgos.

Sobre a exposição

Atuando como comentarista da realidade polonesa, o teatro na Polônia tem desempenhado, ao longo de sua trajetória, um importante papel social e cultural. Com propostas ousadas e por vezes revolucionárias, característica peculiar às muitas linguagens artísticas de origem polonesa, o teatro polonês influenciou o panorama cênico mundial, seja do ponto de vista estético ou conceitual.

Com raízes no período medieval, então com forte caráter religioso, o teatro polonês começa a mudar já no Renascimento, período onde o mecenato surge trazendo novas possibilidades às artes cênicas. Do teatro secular em latim, com origem na Academia de Cracóvia, ao teatro falado em polonês, o Polski Teatr se transforma e utiliza os usos e costumes da sociedade polonesa como tema e com isso passa a ser bastante apreciado.

Num salto na cronologia do teatro, que poderá ser conhecida em detalhes na exposição, destaca-se que ao longo do século 20 o teatro polonês sofreu as consequências de eventos dramáticos como as duas grandes guerras e as diversas lutas pela liberdade e soberania do país, decorrentes da perda de autonomia política em períodos de dominação alemã ou soviética. As adversidades sofridas nos diferentes períodos históricos resultaram numa considerável variedade de manifestações teatrais de qualidade, muitas delas provenientes de movimentos clandestinos, os quais resultaram não raro no rompimento de convenções e estereótipos.

Nomes de destaque do teatro polonês são apresentados na exposição, com destaque para Tadeusz Morozowicz (1900-1982) e Zbigniew Ziembiński (1908-1978), que imigraram para o Brasil.

Mesa-redonda

O Programa de Pós-Graduação em Teatro da Udesc propõe um diálogo entre artistas e pesquisadores brasileiros e a exposição Polski Teatr - Teatro Polonês. A mesa, que será realizada às 14h desta terça-feira, 23, no auditório do bloco amarelo da Udesc Ceart, reflete sobre o impacto na produção teatral brasileira das imagens históricas de atores, atrizes e encenações polonesas do século 20.

Um grupo de convidados responde às seguintes perguntas iniciais: Como o teatro feito na Polônia chegou até você? Quais são as suas memórias sobre o teatro polonês? Uma conversa de rememorações e reflexões entre a atriz Margarida Baird, diretora do Círculo Artístico Teodora; os professores doutores Nini Beltrame e José Ronaldo Faleiro, da Udesc; e Marcelo Paiva, docente no Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre como o teatro brasileiro a partir dos anos 1970 receberam e perceberam o teatro polonês.

Os eventos contam com apoio da Sociedade Polono Brasileira Tadeusz Kosciuszko e da organização Braspol.

Serviço

O QUÊ: Exposição Polski Teatr - Teatro Polonês.
QUANDO: Abertura dia 23 de agosto, às 13h30. Visitação até 12 de setembro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h.
ONDE: Hall do Bloco Amarelo da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito.

O QUÊ: Mesa-redonda "Imagens e Memórias sobre o Teatro Polonês".
QUANDO: 23 de agosto, às 14h.
ONDE: Auditório Profa. Dra. Maria Cristina Alves dos Santos Pessi, Bloco Amarelo da Udesc Ceart.
QUANTO: Gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

* Com informações da Casa da Cultura Polônia Brasil
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h