Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/10/2019-15h22

Ação teatral sobre homens homossexuais da terceira idade será apresentada nesta quarta na Udesc

Foto: Karin Serafim
Nesta quarta-feira, dia 9, o professor Vicente Concilio, chefe do Departamento de Artes Cênicas (DAC) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresentará com Renato Turnes o resultado das provocações sobre a performance teatral “Homens Pink”, projeto de Turnes sobre homens homossexuais na terceira idade. A apresentação será no Espaço 2 da Udesc Ceart, às 20h, com entrada gratuita e aberta ao público.

O projeto “Homens Pink” parte de procedimentos documentais para se desdobrar em duas obras artísticas distintas: um curta-metragem documental e uma performance teatral solo, ambos com criação e direção de Renato Turnes, que realiza o projeto com o apoio do Rumos Itaú Cultural 2017-2018. Nove entrevistas com homens gays, maiores de 60 anos, gravadas em Florianópolis e em São Paulo nos últimos meses, são o material de onde se partirá tanto para a construção do espetáculo como para a da obra audiovisual.

As provocações são procedimentos de criação em que artistas convidados dialogam com Renato Turnes e propõem ações a partir das memórias dos entrevistados para o projeto. Foram convidados quatro artistas-provocadores para um processo colaborativo, sendo o professor  Vicente Concilio o segundo deste processo. Cada artista trabalha com Turnes por uma semana, com ações propositivas a partir das entrevistas pré-selecionadas para cada um deles. Ao final da semana o processo é aberto ao público interessado.

Neste momento Turnes, que além de diretor e ator também atua como documentarista, está em fase de edição do curta-metragem e de imersão neste conteúdo para a construção, a partir de ensaios e compartilhamento de processo de criação, do espetáculo.

Serviço:

O QUÊ: Homens Pink: Concilio provoca Turnes.
QUANDO: 9 de outubro de 2019, às 20h.
ONDE: Espaço 2 do DAC, no Centro de Artes da Udesc  - Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade. Os artistas promovem uma conversa após a abertura.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h