Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/05/2020-15h56

Alfabetização será tema de live com professor da Udesc nesta quarta

O professor Lourival José Martins Filho, docente do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e atual presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf), participará nesta quarta-feira, 27, às 20h30, de uma live que abordará a temática da alfabetização.

A atividade integra uma série de rodas de conversa online, intituladas Diálogos sobre Alfabetização, organizadas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa Linguagem Oral, Leitura e Escrita na Infância, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A live terá como tema Associação Brasileira de Alfabetização: sua história e desafios da atualidade, e contará também com as professoras associadas da Abalf: Maria do Rosário Longo Mortatti, da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília); Cláudia Maria Mendes Gontijo, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Isabel Cristina Alves da Silva Frade, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e terá como mediadora a professora Cancionila Kátia Janzkovski Cardoso, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

A live será transmitida a partir das 20h30 pelo Youtube e pelo Facebook.


Palestras sobre alfabetização e pandemia


Na última quinta-feira, 21, o professor Lourival José Martins Filho proferiu uma palestra online intitulada O não lugar da alfabetização em tempos de pandemia.

A live foi organizada pelo Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro (FEARJ), em parceria com a Abalf, Fórum Catarinense de Alfabetização, e Udesc Faed por meio do Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente (Nape) e do Laboratório Prolinguagem.

A palestra foi mediada pela professora Elaine Constant Pereira de Souza, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e pode ser acessada na página da FEARJ no Facebook.

Também como uma atividade do Grupo de Pesquisa e Didática e Formação Docente (Nape), da Udesc Faed, o professor Lourival José Martins Filho, publicou uma vídeo-palestra sobre Alfabetização e pandemia: um diálogo necessário.

A iniciativa foi uma solicitação das redes de ensino de Santa Catarina, parceiras do Nape e da Udesc Faed em ações de formação docente voltadas para a Educação Básica.

A palestra pode ser acessada no Youtube.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h