Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/01/2021-14h10

Aluno da Udesc lança clipe sobre a Covid-19 e o negacionismo da pandemia

Imagem: Divulgação.
O estudante André Luiz, do último período de licenciatura em Música do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançou o clipe da música "Ensaio sobre a Barbárie". A partir do que observou durante a pandemia da Covid-19, o artista foi instigado a compor a canção: “A descrença e a insistência de que tudo é mera invenção ocasiona aglomerações constantes e visíveis, sem vergonha alguma”, diz, e completa que a produção é “um desabafo necessário ao ver tantas pessoas, inclusive próximas a mim, não terem o mínimo de cuidado consigo e com o outro”.

O clipe conta a história de um personagem que, no seu mundo de isolamento, entra em contato com as pessoas do lado de fora, que insistem não ver nada através de uma realidade paralela. O coletivo que vive nesse lugar é aparentemente seguro e, na ânsia de persuadir, venda o personagem. Máscaras e vendas caem e, mesmo assim, as pessoas continuam crendo e defendendo suas teorias. O personagem é colocado a prova nesta realidade paralela e, convicto dos cuidados necessários, reluta como forma de alerta a si mesmo.

Frases como “mesmo vendo a morte bater” e “pessoas viram números todo dia na TV”, presentes na letra da canção, trazem uma mensagem direta, e tornam-se também destaques por meio do discurso do clipe. Em contrapartida, ao escutar a canção, a melodia e harmonia transmitem sentimentos de leveza e felicidade. André Luiz afirma que essa contradição é proposital, pois “esse é o sentir das pessoas que não estão se cuidando e colocando em risco a própria vida e a de quem convivem”, explica.

Sobre a produção

A produção da música e do clipe é independente, feita por André Luiz com a colaboração de amigos e conhecidos. Quase toda a gravação da música foi feita em casa, pelo artista. De maneira individual, outros quatro musicistas interpretaram o arranjo proposto: Artur Lunardi (bateria), Davi Matz (violão), Diego Mattos (baixo) e Duda Medeiros (guitarras). Todo material foi gravado individualmente e enviado para o estúdio Butia Records em Florianópolis para mixagem e masterização feitas por Duda Medeiros.

O clipe tem roteiro e direção assinados por André Luiz e Wlademir Vieira, que buscaram trazer para o curta um olhar diferenciado da temática. O conceito do clipe teve colaboração de Diego Mattos com a ideia de citar um diálogo do livro Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago. O elenco é do grupo cênico musical Entre Mundos, dirigido por Wlademir Vieira. As cenas foram gravadas no estúdio do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), e nas dependências do Teatro Alfredo Sigwalt, em Joaçaba (SC). O clipe teve direção de fotografia de Francisco Maestri e foi montado e finalizado em Florianópolis, por Marcos Oliveira.

O artista

André Luiz é natural de Joaçaba (SC) e, além de estudante do Ceart, também é idealizador e produtor do Projeto Na Teia - Artes Integradas Autorais, que acontece anualmente em sua cidade natal, e valoriza as artes autorais.

"Ensaio sobre a Barbárie" é o primeiro trabalho de uma série de projetos que já estão em andamento, e logo mais estarão disponíveis nas plataformas digitais. Em janeiro, André Luiz inicia o lançamento de seu primeiro EP intitulado “IV”, contendo quatro canções e uma série de simbologias intrínsecas. Essa produção, também independente, conta com a coprodução do amigo e músico Diego Mattos, além da participação de outros artistas catarinenses e de outros estados.

O clipe de Ensaio sobre a Barbárie está disponível no canal do YouTube de André Luiz e a música está disponível no Spotify, Deezer e YouTube Music.

Assista ao clipe aqui.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
WhatsApp: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h