Foto: Divulgação
Felipe Jacob Fernandes, estudante de bacharelado em Música no Departamento de Música (DMU) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), é finalista pela segunda vez no Festival Tinta Fresca, festival renomado de composição sinfônica de Minas Gerais. Na edição passada, foi selecionado com a obra
Noturno para Orquestra. Este ano, sua peça
Uma leitura no bosque foi inspirada na pintura
A Peaceful Read, do artista inglês George Goodwin Kilburne (1869).
Com duração de 10 minutos, a composição traduz em som a cena retratada na pintura: uma jovem lendo em um bosque. Na interpretação do compositor, trata-se de um livro de contos. Após a introdução, intitulada
Chegando ao bosque, seguem-se cenas que representam diferentes histórias dentro da obra. Em certos momentos, o ambiente da floresta interfere na leitura, tornando a linha entre o mundo real e o fictício cada vez mais tênue.
Ter uma peça sinfônica autoral interpretada por uma orquestra profissional não é fácil. Segundo Felipe, a intensa programação de orquestras ao redor do mundo e o número limitado de vagas em festivais tornam a concorrência acirrada. “Ter minha segunda peça para orquestra selecionada novamente neste festival é uma grande satisfação e um passo significativo rumo à profissionalização como compositor sinfônico.”
A experiência proporcionada por eventos como esse é inestimável para jovens compositores, especialmente para aqueles que desejam expandir sua prática além da sala de aula. Para um estudante de música, ser selecionado duas vezes pelo festival não apenas agrega conhecimento, mas também amplia sua visibilidade no campo. "Na primeira vez, aprendi em poucos dias mais sobre orquestração e organização de concertos do que qualquer livro poderia ensinar em anos. Participar novamente permitirá consolidar esse aprendizado e adquirir ainda mais experiência."
O Festival Tinta Fresca é um festival de composição sinfônica organizado pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (OSMG), considerada uma das melhores do país, em conjunto com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). O evento busca identificar e incentivar a criação sinfônica entre compositores brasileiros ou naturalizados enquanto oferece visibilidade para os seus trabalhos.
Nesta edição, foram selecionadas pela comissão julgadora cinco obras orquestrais entre as 45 inscritas de todo o país. As obras finalistas serão performadas pela OSMG em concerto público na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte. O compositor vencedor receberá como prêmio a oportunidade de escrever outra peça encomendada pela orquestra, que terá estreia na temporada seguinte do festival.
O concerto vai ser transmitido ao vivo às 20:30, no dia 30 de abril, pelo
canal oficial da orquestra no Youtube direto do local do evento. Também será possível assistir ao concerto presencialmente.
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
Por Gustavo Fidelis, estagiário de Jornalismo, sob supervisão da jornalista Carolina Dall'Agnese
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350