Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/12/2022-15h59

Alunos da Udesc apresentam projetos de graduação em Design Gráfico nesta quarta

 

Arte: Divulgação
O Departamento de Design (DDE), do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc ), realiza nesta quarta-feira, 14, das 8h30 às 12h, a apresentação dos projetos de graduação em Design Gráfico. O evento acontece no auditório do Bloco Amarelo, com entrada gratuita e aberta à comunidade.

Com a coordenação dos professores André Kaercher e João Calligaris Neto, os projetos marcam a finalização do curso pelos estudantes, e são fruto da dedicação de cada um desde o primeiro semestre de 2022, momento que exigiu uma readaptação dos alunos e professores pela volta do ensino presencial.

De acordo com os professores, os processos e resultados de cada projeto são bem particulares, pois é grande a diversidade de áreas de projetos na turma: "Há projetos desde livros tradicionais até aplicativos digitais e personagens 3D”. Além disso, os professores ainda apontam que “os resultados atingiram um bom nível de qualidade, e os projetos estão bem interessantes”.

Projetos dos alunos

Clara Sohn | Capitães da Areia - Rediagramação de livro
Rediagramação do clássico brasileiro Capitães da Areia, escrito por Jorge Amado em 1937. O projeto tem como foco trazer um novo projeto gráfico para o clássico, buscando gerar mais interesse do público jovem na leitura da obra. Junto com o livro foi produzida uma revista com conteúdo sobre o autor e a obra para acrescentar na experiência de leitura.

Gabriella Parucci | Migoo - Aplicativo de CAA para crianças com TEA
Migoo é um aplicativo de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), a ser utilizado durante o tratamento e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em paralelo ao tratamento tradicional, e visa contribuir pra a independência e inclusão social do autista e auxiliar profissionais da saúde e familiares no processo comunicativo. O aplicativo propõe uma abordagem empática e que considere as nuances do indivíduo com TEA e suas necessidades reais.

Lucas Bogo Silva | Linda, uma história horrível - Concept visual para animação 3D
Linda, uma história horrível é um projeto de animação inspirado no conto de mesmo nome de Caio Fernando Abreu. O seu objetivo é o desenvolvimento de conceitos de personagens tridimensionais, providenciando um guia visual para a criação de um curta de animação. O projeto apresenta os três personagens do conto, buscando respeitar as descrições e intenções da narrativa original do autor.

Ashna Lopes Kapoor | CineAtlas Ásia - Criação de um boxset de livros
Box de 4 livros sobre o Cinema Asiático (leste, sul, oeste, sudeste), focado principalmente no ensino visual da história das diversas indústrias cinematográficas asiáticas. Feito com o intuito de introduzir esses cinemas e as histórias dos países abordados à um público leigo nos temas, com uma breve contextualização sobre a história e geografia da região, movimentos de cinema, breves sinopses e lista das principais figuras de cada indústria.

Maria Clara Máximo de Souza | O Fantástico na Iha de Santa Catarina
O Fantástico na Ilha de Santa Catarina é um livro escrito e ilustrado por Franklin Cascaes, cujas histórias retratam as lendas bruxólicas contadas pelos ilhéus da terra de Nossa Senhora do Desterro, atualmente Florianópolis. O projeto propõe uma rediagramação do livro, com o objetivo de valorizar a cultura local e proporcionar maior interesse do público jovem, afim de disseminar as histórias tradicionais da Ilha.

Leticia de Campos Bianchetti | Lilith - Branding de artista musical
Lilith é uma cantora e compositora originária de Florianópolis. Com raízes no pop e pop rock, suas composições possuem caráter irreverente e intenso e buscam expor as várias facetas que possui. O projeto busca desenvolver o branding da artista para o futuro lançamento de sua carreira musical, bem como simular a aplicação deste branding em seu primeiro single.

Letícia de Carvalho Tavares Coelho | Sobre Letícia e Mayara - uma apaixonite adolescente inusitada e complicada
Sobre Letícia e Mayara é um projeto de história em quadrinhos adaptado de um conto de Alice Daquino. Conta a história de como Mayara, uma adolescente fã de animes e mangás, conhece Letícia no atualmente finado Orkut, como começaram a praticar roleplay juntas, como Mayara se apaixonara por ela e como essa amizade chegou ao fim.

Serviço:

O quê:
Apresentação dos projetos de graduação do curso de Design Gráfico;
Quando: Dia 14 de dezembro, a partir das 8h30;
Onde: Auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart;
Quanto: Gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h