Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/04/2020-15h18

Alunos da Udesc podem pedir atendimento psicopedagógico e serviço social a distância

Ana Laura, Salete e Luciana (em foto registrada antes da pandemia) fazem atendimento - Foto: Pedro Correa
Estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) podem solicitar atendimento psicopedagógico e de serviço social a distância ao Serviço de Assistência Integrada à Saúde Universitária (Saisu).

Os atendimentos ocorrem por videochamada, por meio de aplicativos como Skype, Whatsapp ou similares.

Durante o período de distanciamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus, no qual o atendimento ocorre somente de forma online, os agendamentos devem ser feitos por e-mail. As agendas das profissionais podem ser conferidas no site do Saisu.

Serviço social

O serviço de assistência social é prestado pelas técnicas universitárias Ana Laura Pacheco Alves e Salete Pompermaier, que são assistentes sociais, e inclui a orientação e o encaminhamento para as redes sociais de atendimento, buscando viabilizar o acesso a políticas públicas, direitos e benefícios.

Os interessados devem entrar em contato pelos e-mails ana.alves@udesc.br e salete.pompermaier@udesc.br.

Atendimento psicopedagógico

Já o atendimento psicopedagógico é realizado pela psicopedagoga Luciana Borraiz Garcia e visa dar suporte ao processo de ensino e aprendizagem, além de promover a saúde mental e social de alunos e servidores interessados em ter apoio emocional e cognitivo.  

Entre os benefícios que busca proporcionar, estão a identificação e a avaliação de obstáculos na construção do conhecimento pelo participante, com uso de estratégias de aprendizagem significativa e de melhoria de desempenho acadêmico e de situações do cotidiano.  

Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail luciana.garcia@udesc.br.  

Sobre o Saisu

Vinculado à Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), o Saisu fica em espaço junto ao restaurante da sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Com ambientes distintos para cada atividade, o setor realiza, além de atendimento a distância, consultas presenciais quando o expediente da instituição está normalizado. Os serviços também são voltados aos servidores da instituição.

Enfermagem

No local, também são realizadas atividades presenciais de enfermagem, pela enfermeira Valdirene Ávila, de apoio pedagógico e psicológico e de atendimentos do Núcleo de Acessibilidade Educacional da Udesc (NAE).

A coordenadora de Assuntos Estudantis da Udesc, Roberta Kloster, destaca que a estruturação do setor e dos serviços tem, como objetivo principal, zelar pelo bem-estar e pela qualidade de vida da comunidade acadêmica.

Além da sede do Campus I, centros de outras regiões também contam com apoio psicológico e pedagógico para alunos e, em algumas unidades, servidores e até egressos. Mais informações podem ser obtidas no site.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a CAE pelo e-mail cae.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Ana, Salete e Luciana (em foto anterior à pandemia) fazem atendimentos
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h