Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/02/2019-15h06

Alunos da Udesc podem se inscrever para 630 vagas de subsídio para refeição até sexta

Subsídio teve vigência ampliada e será pago entre 15 de abril e 13 de setembro - Foto: Vitor Forcellini
Termina nesta sexta-feira, 22, o prazo para alunos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) se inscreverem no primeiro edital de subsídio para refeições do Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (Prafe), que foi criado no fim de 2018. Confira o edital.

O Prafe oferece 630 vagas para o período entre 15 de abril e 13 de setembro, com valor diário de até R$ 6,50 para os contemplados, conforme as características específicas de cada centro da Udesc.

O subsídio será pago por meio de tickets ou cartão-refeição, somente para dias úteis letivos – essa regra, porém, não se aplicará aos acadêmicos em atividade de bolsa durante o período não letivo.

As inscrições devem ser realizadas nas direções de Extensão. Veja a lista dos documentos exigidos no edital (item 5 e anexos).

Critérios exigidos

Podem se inscrever acadêmicos em vulnerabilidade socioeconômica, situação na qual o núcleo familiar tem renda bruta per capita de até um salário mínimo e meio.

Conforme o edital, "entende-se como núcleo familiar o requerente (estudante), independente de sua idade, e o conjunto de pessoas com laços de parentesco e/ou laços de afinidade e/ou consideradas aparentadas, que tenham entre si dependência econômica e de proteção social, ainda que não residam no mesmo domicílio".

Cada candidato terá um índice socioeconômico, que levará em consideração a renda familiar bruta mensal e os seguintes critérios: moradia do estudante; despesa com tratamento de doença crônica no núcleo familiar; se reside ou não com os pais/responsáveis financeiros; e valor de abatimento para agravantes sociais.

Prosur e Prape unificados

Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), por meio da CAE, o Prafe unificou dois programas anteriores da Udesc, o de Auxílio Permanência Estudantil (Prape) e o de Subsídio de Refeições Oferecidas nos Campi (Prosur).

O novo programa integra ações de assistência estudantil para garantir acesso, permanência e conclusão de cursos pelos alunos, assim como possibilitar a simplificação e a agilização de procedimentos burocráticos.

Segundo a coordenadoria de Assuntos Estudantis da Udesc, Roberta Koster, a ampliação do prazo de vigência do subsídio refeição para setembro só foi viável com a aprovação da nova Resolução.

"A mudança permitiu que alunos contemplados no primeiro semestre continuem a receber o auxílio até o início da vigência do edital do segundo semestre, beneficiando os estudantes", explica Roberta.

A criação do Prafe se insere nos projetos Acolhe Udesc (assistência estudantil) e Fast (simplificação de processos), que integram o Plano de Gestão 2016-2020 da Udesc, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas diretamente nos centros de ensino, nas direções de Extensão ou nos setores de Assistência Estudantil, quando houver – confira os contatos na página do CAE.   

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Subsídio teve vigência ampliada e será pago entre 15 de abril e 13 de setembro
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h