Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/05/2021-10h17

Alunos da Udesc podem se inscrever para ação sobre aprendizagem até domingo

 

Encontros virtuais serão em maio e junho - Arte: Div.
Até o próximo domingo, 16, estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) poderão se inscrever para a terceira edição do Projeto Respira, que busca auxiliar o processo de aprendizagem com ações de atenção psicossocial. Acesse o edital e o formulário de inscrição

A ação do Serviço de Assistência Integrada à Saúde Universitária (Saisu) visa "construir estratégias coletivas que contribuam com a saúde e a motivação, relacionadas às rotinas acadêmicas dos participantes em meio ao isolamento social,  através da troca de experiências e de reflexões que possam ser ressignificadas, resultando em um processo de aprendizagem mais prazeroso e eficaz".

São oferecidas cem vagas e o resultado da seleção será divulgado em 17 de maio no site do Saisu, que é vinculado à Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) e à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).

Grupos fechados

O projeto inclui encontros virtuais em grupos fechados, realizados semanalmente, com o intuito de "acolher os estudantes a partir de atividades de centramento (respiração consciente e meditação), escrita acolhedora e contos selecionados para a reflexão, visando a melhora do foco e da qualidade no processo de ensino-aprendizagem e atenção psicossocial, além de oportunizar espaços e tempos de diálogo". 

Os encontros ocorrerão pela plataforma Google Meet, entre 21 de maio e 28 de junho, totalizando seis encontros por grupo, com duração de aproximadamente duas horas cada.

Ao se inscrever, o candidato deverá indicar o dia da semana e o horário de sua preferência para participar, dentre quatro opções: segundas ou sextas-feiras; e das 13h30 às 15h30 ou das 16h às 18h. 

Parceria

Em sua terceira edição, o projeto da Udesc conta com a parceria de Faculdade Cesusc. As atividades serão mediadas pela psicopedagoga Luciana Borraiz Garcia, do Saisu, junto a uma psicóloga, participante externa, e a duas acadêmicas de Psicologia da Faculdade Cesusc.

Entre outros critérios definidos no edital, a seleção dará preferência a estudantes que têm acompanhamento psicopedagógico pelo Saisu e aqueles contemplados pelo Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (Prafe).

Os estudantes selecionados receberão uma confirmação da vaga por e-mail. Acadêmicos que não responderem o e-mail de confirmação em até dois dias ou que não participarem do primeiro dia de atividades sem justificar a ausência serão desclassificados. 

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail projeto.respira@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Encontros virtuais serão em maio e junho
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h