Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/05/2019-16h30

Alunos da Udesc vencem prêmio nacional de fashion film

Foto: Danilo Monteiro
O fashion film “Arca”, de Carla Pietra, Henrique Alves e Violeta Sutili, alunos de Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com o fotógrafo Danilo Monteiro, venceu o prêmio MoveModa do Dragão Fashion Brasil (DFB) 2019. O vídeo foi exibido na mostra competitiva de curtas-metragens do DFB, evento de moda que aconteceu em Fortaleza durante os dias 15 e 18 de maio, e ganhou na categoria inovação em linguagem.

Para Henrique, a qualidade da produção pelos equipamentos utilizados, a técnica e os recursos de linguagem foram os diferenciais apresentados pelo grupo, o único vencedor do estado de Santa Catarina na competição nacional. “As partes de edição e filmagem foram os principais desafios porque fashion film já é algo inovador, algo que não tínhamos muita familiaridade”, contou o graduando.

Para agregar conhecimentos específicos da área visual, Danilo Monteiro se uniu aos estudantes como diretor de fotografia para produzir o vídeo e as fotos de divulgação das peças de roupas criadas pelos alunos. O produto audiovisual conta com diversos movimentos de câmera, edição e transição de cores, além de explorar as possibilidades de planos e realizar eventuais alterações de imagem, seguindo a base conceitual do projeto.

Com o conceito de coleção bem estruturado, a história que o grupo gostaria de transmitir era “uma realidade onde indivíduos do passado pensavam a maneira com que estaríamos nos vestindo no futuro”, segundo o material de divulgação do “Arca”. Para desenvolver a pesquisa necessária e criar as peças, os alunos receberam apoio do laboratório de pesquisa de tendências de comportamento do Departamento de Moda da Udesc, o Futuro do Presente Lab, coordenado pela professora Sandra Rech.

A coleção “Arca”, que deu origem ao curta-metragem, foi produzida pela equipe para outro concurso nacional, o 1° desafio Casa de Criadores + Sou de algodão. A macrotendência Experienced Narratives guiou a visão de Carla, Henrique e Violeta para desenvolver 10 looks conceituais elaborados principalmente a partir de sarja, tela de algodão engomado, malha e gaze.

Vencer uma competição de relevância nacional, com direito a troféu e R$2.500,00 como incentivo, foi motivo de muito orgulho para os estudantes. “Foram dias de férias e fins de semana dedicados ao projeto, o que nos trouxe uma enorme experiência tanto em desenvolvimento de coleção, quanto de trabalho em grupo e com prazos curtos”, comentou Carla para o site Futuro do Presente Lab. Henrique, feliz pela conquista, afirmou que “dá a certeza de que estamos fazendo bem o que a gente gosta”.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

Esta reportagem foi apurada e escrita pela estagiária de Jornalismo do setor, Mariana Passuello, sob supervisão e edição da jornalista Laís Moser.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h