Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/04/2017-14h04

BigBand Udesc promove workshops com músico Samuel Pompeo na próxima semana

Músico Samuel Pompeo, que já tocou com artistas como Alice Cooper e Toquinho, ministrará workshops na Udesc em maio. Arte: Divulgação
Do dia 3 a 5 de maio, o Departamento de Música (DMU) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe o músico Samuel Pompeo, professor da Escola Municipal de Música de São Paulo e especialista em instrumentos da família do saxofone. O evento tem organização da BigBand Udesc.

A visita de Samuel Pompeo à Udesc começa com uma palestra sobre a sua carreira musical, às 16h30 do dia 3. Em seguida, o músico ministra o workshop sobre escrita, composição e arranjo. De noite, a partir das 19h, a BigBand Udesc fará um ensaio com o músico.

No dia 4, às 14h, a BigBand e o convidado realizam um segundo ensaio aberto, dessa vez com instrumentos de sopro. Às 16h30 acontece o workshop de improvisação e, encerrando o dia, às 19h, será realizado um ensaio aberto de percussão. Todos os eventos também acontecem na sala 03 do DMU.

Na sexta-feira, dia 5, às 14h, Samuel apresentará a sua tese de mestrado Estudo de Sonoridade em Saxofone. Depois, às 16h30, Pompeo e a BigBand fazem o último ensaio aberto antes da apresentação musical no auditório do DMU, gratuita e aberta ao público, que ocorre às 19h.

Todas as atividades, com exceção da apresentação da BigBand e Samuel, serão realizados na sala 03 do DMU. As vagas, que são abertas para toda a comunidade, serão definidas por ordem de chegada. Confira a programação completa.

Sobre o palestrante

Samuel Pompeo começou seus estudos de saxofone em 1982 na Escola Municipal de Música e realizou seus primeiros trabalhos na Banda Municipal de Americana. Participou como músico convidado de concertos com as principais orquestras sinfônicas do país, como Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Orquestra Experimental de Repertório, Orquestras Municipais de Campinas, Ribeirão Preto e Santo André, Orquestra Sinfônica da USP e Orquestra Sinfônica Brasileira.

Recentemente participou de concertos junto a importantes nomes do jazz, tais como Banda Mantiqueira, Tad Nash, Ben Alisson, Ohad Talmor, Bepi Damati (Itália) e Woody Witt. Gravou e tocou com vários nomes da música popular, entre eles Jane Duboc, Elba Ramalho, Alceu Valença, Gilberto Gil, Pepeu Gomes, Ian Anderson (Yes), Alice Cooper, Fito Paes, Toquinho, Trio Mocotó, Maria Rita, Jair Rodrigues, Simoninha, Ivan Lins, Gal Costa e Zélia Duncan.

Atualmente é professor da Escola Municipal de Música de São Paulo, mestre em música pela Unesp, integrante do grupo Samuel Pompeo Quinteto, SoundScape Big Band, Banda Urbana, Orquestra Urbana, Jazzco e da banda do cantor Daniel.

Sobre a BigBand Udesc

A BigBand Udesc é um projeto de extensão, com instrumentos de sopro, formado pelos alunos do curso de Música da Udesc sob orientação da professora Cristina Emboaba. Membros da comunidade também podem fazer parte do projeto. A BigBand é voltada para o gênero de jazz, música brasileira e improvisação, possuindo, também, composições próprias em seu repertório.

Serviço:

O QUÊ: Workshops com Samuel Pompeo e apresentação da BigBand Udesc.
QUANDO: 3 a 5 de maio.
ONDE: Departamento de Música (DMU) do Centro de Artes da Udesc, Av. Madre Benvenuta 1907, Florianópolis
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h