Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/09/2020-11h57

Câmara de Vereadores de Lages aprova moção de homenagem à Udesc por colocação em ranking internacional

Udesc teve destaque em três rankings internacionais realizados pela THE neste ano - Foto: Jonas Pôrto
A Câmara de Vereadores de Lages aprovou, na última terça-feira, 8, a Moção Legislativa nº 281/2020, concedendo congratulações à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que, pelo segundo ano seguido, foi classificada entre as melhores universidades do mundo no ranking da organização Times Higher Education (THE).

A lista de avaliou 1.527 universidades de 93 países. O levantamento da THE é elaborado a partir de 13 indicadores que abordam cinco dimensões: ensino, pesquisa, citações de artigos científicos, transferência de tecnologia e internacionalização. Acesse o ranking.

A moção de congratulações foi apresentada pelo vereador Amarildo Farias (PDT), com a coautoria dos vereadores Bruno Hartmann (PSL), Ivanildo Pereira (PSL), Jair Junior (Podemos) e Osni Freitas (PDT). 

O documento parabeniza a universidade e a comunidade acadêmica: " parabeniza-se e aplaude-se a Universidade do Estado de Santa Catarina, seu corpo docente e discente pelo brilhante trabalho desempenhado, que culminou na obtenção de destaque em ranking de melhores universidade do mundo".

Para o diretor-geral do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Udesc em Lages, Clóvis Eliseu Gewehr, o reconhecimento é fruto da dedicação e qualidade de seus servidores e alunos. "Sentimo-nos honrados pela homenagem prestada pela Câmara de Vereadores à universidade. É o reconhecimento público dos serviços relevantes que a nossa instituição tem prestado para a sociedade catarinense".

Classificação

A Udesc foi classificada na faixa de mais de 1.001, mesmo resultado obtido em 2019 (a partir da posição 200, a classificação é feita em grupos). Dentre as 52 universidades brasileiras ranqueadas – 35 federais, 11 estaduais e seis particulares – a Udesc está na 14ª posição, empatada com as demais instituições no mesmo estrato.

Liderada pela britânica Universidade de Oxford pelo quinto ano seguido, a nova lista tem 52 universidades brasileiras, seis a mais do que no ano passado. O Brasil subiu é o sexto país com maior número de instituições no ranking, na frente de Itália e Espanha.

Outros rankings

A Udesc também ganhou destaque neste ano em dois outros rankings da THE: no Latin American University Ranking, levantamento de melhores instituições de ensino superior da América Latina, a universidade estadual foi classificada na 92ª colocação. A lista foi divulgada em julho.

Já no Golden Age University Rankings, que avalia instituições entre 50 e 75 anos de existência, a Udesc foi classificada no estrato 250-300. Foi a primeira vez que a instituição figurou na lista, divulgada em junho. No mês seguinte, a Udesc recebeu uma moção de aplauso dos deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) pela conquista.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3829-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h