Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/06/2019-18h30

Ceart Aberto à Comunidade ocorre neste sábado na Udesc com atividades gratuitas de arte e cultura

Recital Piano Autoral ocorre em todas as edições do evento. Foto: Laís Moser
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis, estará aberto neste sábado, 8, das 12h às 20h, para nova edição do projeto “Ceart Aberto à Comunidade”. Vinte atividades, entre oficinas, feiras, apresentações artísticas, exposições e espaço específico para crianças estão previstas na programação. O evento é gratuito e aberto ao público.

Entre as oficinas previstas para esta edição, a de “Criação de Personagem – RPG” busca auxiliar na criação de um personagem - desde as noções básicas de anatomia até as customizações de cabelos e roupas; e a de “Textura Cerâmica” tem como objetivo ensinar o uso de texturas naturais na cerâmica.

Duas oficinas são apropriadas para crianças – uma delas é de desenho para animação e terá como tema “animação no fundo do mar”; a outra é sobre tipografia em carimbos. Para as crianças de 5 a 13 anos também haverá um espaço específico (Espaço Criança) com jogos, oficinas e brincadeiras que exploram arte e criatividade.

Entre as apresentações artísticas, integram a programação as apresentações musicais “Piano Autoral”, “Piano em Foco” e o show com a banda de música experimental e meditativa “Sound Gnosis”. Na programação teatral, a mini mostra de teatro Lambe-Lambe, que consistem em peças teatrais de curtíssima duração realizadas em caixas, através da manipulação de bonecos, para um espectador por vez; a peça “A Princesa Margarida: um musical brincante”, voltada ao público infantil, entre outras apresentações.
Também está prevista pela segunda vez a intervenção “Tum: Música é a resposta”, um espaço para improvisação de músicos iniciantes e profissionais e também de exposição de alguns instrumentos, onde o público poderá conhecer, experimentar e tocar.

Integram ainda a programação as exposições “Um toque de fogo” (cerâmica), de Marina Takase; “Ecofractal” (aquarela com plantas e tintas naturais), de Roberta Kremer; e uma exposição interativa de sensibilização têxtil, com bandeiras de tecidos, organizada pela Teciteca da Udesc. As feiras de artes, moda, artesanato, gastronomia e produtos orgânicos completam o evento.

Confira o cartaz com a programação completa e a seguir a descrição detalhada de cada atividade. Mais informações pelo e-mail ceartaberto@gmail.com.

>> Programação <<


> Oficinas


  • Oficina “Criação de Personagem – RPG” | 13h às 15h
Sinopse: Esta oficina busca auxiliar na criação de um personagem - desde as noções básicas de anatomia até as customizações de cabelos e roupas. A oficina é ideal para melhorar a imersão em jogos de RPG, permitindo ao jogador visualizar seu personagem e apresentá-lo ao restante do grupo.
Local: Sala Básica 2 - Bloco Amarelo da Udesc Ceart
Público alvo: Maiores de 7 anos
Vagas: 15. Inscrições no local a partir de 1h antes do início da atividade
Necessidades dos participantes: Lápis, borracha, apontador e caneta
Ministrante: Isadora Beagle. Esta ação é uma proposta do Grupo de estudos sobre RPG e educação, NERD, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com atuação desde 2016, o grupo reúne um conjunto interdisciplinar de professores e pesquisadores dedicados a investigar o fenômeno do RPG e suas possíveis aplicações como ferramenta didática.

  • Oficina “Textura Cerâmica” | 14h às 16h
Sinopse: Uma oficina para ensinar o uso de texturas naturais na cerâmica
Local: Sala de Cerâmica – Departamento de Artes Visuais (DAV)
Público alvo: Livre
Vagas: 10. Inscrições no local a partir de 1h antes do início da atividade
Ministrantes: Max Israel Waldmann e Kauan Gobbi
Coordenação: Programa de Extensão Nupeart Pro...Move (Udesc Ceart). O programa, com coordenação de Rosana Bortolin, considera a cerâmica como um meio que possibilita gerar novas relações entre acadêmicos e comunidade, para tal, oferece atividades como o curso de Modelagem e Preparação de  Massas Cerâmicas para Queimas Alternativas, Oficina-Lab de Torno Cerâmico, Festival de Vídeos de Cerâmica, conversas com artistas, exposições, dentre outras. Nestas ações, procura-se disseminar e valorizar a prática da arte cerâmica em todas as idades, ampliando o acesso às etapas e processos do fazer cerâmico a partir dos conhecimentos da professora, bolsistas e alunos, viabilizando um diálogo mais horizontal entre estes.

  • Oficina de New Burlesque a partir do treinamento de ator | 14h às 17h
Sinopse: Uma aula que mistura o treinamento de ator ao processo de pesquisa pessoal dentro da linguagem de New Burlesque e pretende “brincar” com os signos do antigo Burlesque trabalhando sua movimentação, sua dança e o striptease com o enfoque no empoderamento dos corpos. Os participantes serão convidados a pensar durante o processo em: “qual é a história que o seu corpo quer contar” com o seu striptease e a criar seu próprio repertório de movimentos que poderá se transformar numa performance solo de New Burlesque.
Local: Dança 1 – Departamento de Artes Cênicas
Público alvo: Maiores de 18 anos que gostem de dançar, atuar e que queiram trabalhar com a desinibição através do jogo cênico proposto
Necessidade dos participantes: Pede-se aos participantes que venham com roupas confortáveis para aula prática e também adereços que lhe tragam confiança ou lhes inspirem sensualidade como: saltos, chapéus, luvas, lingerie, meia-calça, colant, paletós, etc.
Vagas: 20. Inscrições no local a partir de 1h antes do início da atividade
Ministrante: Marlon Spilhere. Graduado em Artes Cênicas pela Udesc, Marlon Spilhere é pesquisador em performance, New Burlesque e direção.

  • Oficina “Histórias Em Boca de Matilde” | 14h às 18h
Sinopse: Oficina que mescla escrita, leitura e dramatização. Onde os participantes escreverão suas próprias histórias e a partir de técnicas teatrais (corporais e vocais) serão preparadas para serem contadas a um grande público. Um participante contará a história do outro, praticando o famoso e popular "boca de Matilde".
Local: Laboratório 3 – Departamento de Artes Cênicas (DAC)
Vagas: 15. Inscrições no local a partir de 1h antes do início da atividade
Necessidade dos participantes: Levar lápis, borracha, papel para anotação, água para beber e trajar roupa confortável.
Ministrante: Joel Vando Vigano, natural de Florianópolis/SC, é ator profissional, escritor, poeta,compositor, contador de histórias, arte-educador e professor formado pelo curso de magistério do Instituto Estadual de Educação (IEE) – Florianópolis/SC. Foi presidente suplente da Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH), com sede em Florianópolis/SC (Biênio 2016/2018)

  • Laboratório de Desenho - Animação no Fundo do Mar | 14h30 às 15h30
Sinopse: Nesta oficina a proposta é trabalhar com o desenho para a animação com crianças, explorando a atividade do desenhar como comunicação, percepção, ação e invenção. O tema da atividade será “animação no fundo do mar”. A ação faz parte das ações do programa de extensão “Entre Livros, Tipos e Desenho: interlocuções da cultura gráfica”.
Local: Sala Teatro-Educação – Departamento de Artes Cênicas (DAC)
Público-alvo: Crianças de 6 a 11 anos
Vagas: 20. Inscrições no local a partir de 1h antes do início da atividade
Ministrante: Maria Eduarda Marcelino, aluna da 2ª fase do curso de Design e bolsista do programa de extensão “Entre Livros, Tipos e Desenho: interlocuções da cultura gráfica”

  • Oficina “Tipografia em carimbos e a composição da página tipográfica” | 15h30 às 16h30
Sinopse: A oficina é promovida pelo programa de extensão “Entre Livros, Tipos e Desenho: interlocuções da cultura gráfica”, que tem como objetivo geral promover atividades interdisciplinares que integrem a universidade à comunidade a partir de ações que envolvam os livros, a tipografia e o desenho como expressão cultural, comunicacional e artística no cenário catarinense.
Público-alvo: Crianças de 6 a 11 anos
Vagas: 20. Inscrições no local a partir de 1h antes do início da atividade
Local: Sala Teatro-Educação – Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart
Ministrante: Letícia Schuelter de Lima, aluna do curso de Design da Udesc

  • Oficina “RPG e Brasilidades” | 15h30 às 19h30
Sinopse: Serão trabalhados jogos com a proposta de brasilidade, trazendo elementos culturais de diversos grupos que fazem parte do contexto de formação de identidade brasileira. A partir das temáticas de Brasilidades nos jogos de RPG, vamos ofertar duas atividades relacionados ao jogo “Áureos”: uma mesa de RPG, baseado na cultura Afro Brasileira durante o Período Colonial, e uma oficina de desenho para desenvolver os personagens criados pelos jogadores. “Áureos” é um RPG nacional em que o objetivo principal dos jogadores é criar heróis tocados pelos Orixás em um cenário que ressignifica a escravidão a partir de uma ótica de resistência e liberdade.
Local: Sala Básica 2 – Bloco Amarelo (BAM)
Vagas: 15. Inscrições no local a partir de 1h antes do início da atividade
Ministrante: Jonas João do Nascimento. Esta ação é uma proposta do Grupo de estudos sobre RPG e educação (Nerd) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com atuação desde 2016, o grupo reúne um conjunto interdisciplinar de professores e pesquisadores dedicados a investigar o fenômeno do RPG e suas possíveis aplicações como ferramenta didática.

> Apresentações artísticas


  • Intervenção musical Tum: Música é a Resposta | 12h às 17h
Sinopse: Com equipe Tum Sound Festival. Espaço para improvisação de músicos iniciantes e profissionais e também de exposição de alguns instrumentos, onde o público poderá conhecer, experimentar e tocar, promovendo o conhecimento, a integração e o despertar da música.
Local: Deck da Udesc Ceart
Classificação Indicativa: Livre

  • Instalação sonora Ponto de Escuta | 15h às 17h
Sinopse: Um espaço para escuta dos programas de arte sonora, música experimental, poesia e paisagem sonora, radioarte, radioteatro e experimentações sonoro-vocais veiculadas no programa de rádio Radiofonias, que vai ao ar semanalmente na Rádio Udesc Florianópolis (100.1). Radiofonias é um programa de extensão da Udesc Ceart que se propõe enquanto espaço de veiculação de invenções sobre voz, arte sonora, música experimental, silêncios incidentais e proposições sonoras para escutas expandidas.
Local: Sala de Leitura/Sala de Escuta – Departamento de Artes Visuais da Udesc Ceart
Classificação Indicativa: Livre

  • MiniMostra de Teatro Lambe-Lambe | 15h às 17h
Sinopse: O Teatro Lambe-Lambe, também conhecido como Teatro de Miniaturas, é uma linguagem de formas animadas que ocupam um espaço cênico mínimo formado por um palco em miniatura confinado em uma caixa preta de dimensões reduzidas. Nesse espaço são apresentadas peças teatrais de curtíssima duração através da manipulação de bonecos, para um espectador por vez. Apresentação de Mickey Lamb and the Mouse, de Sín Teses; Para onde vão os insetos quando a chuva chega?, de Elis Mira; Quando as Flores Caem, de Daniele Viola /Cia. Libélulas; Serafim, de Anna Mock; Exame de Rotina, de Caê Beck; O Presente Precioso, de Maria Clara Teixeira; Guardar para depois, de Alex de Souza.
Local: Deck da Udesc Ceart
Classificação Indicativa: Livre

  • Recital Série Musical - Piano em Foco | 15h
Sinopse: Recitais de piano realizados por alunos e ex-alunos dos cursos de Bacharelado em Música e Mestrado em Música da Udesc Ceart. O repertório inclui obras para piano solo e/ou música de câmara com piano, contemplando a música de diversos compositores e períodos artísticos. O ciclo "Série Musical" é uma ação vinculada ao Programa de Extensão "Piano em Foco". Ativa desde 2008, a Série Musical promove recitais de piano realizados por alunos e ex-alunos dos cursos de Bacharelado e Pós-Graduação em Música da UDESC.
Local: Auditório do Departamento de Música (DMU)
Classificação Indicativa: Livre
Coordenação: Programa de Extensão Piano em Foco da Udesc Ceart. O coordenador do projeto, prof. Maurício Zamith, é professor da Udesc desde 2003, atuando na área de piano dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música.

  • Recital Piano Autoral | 16h
Sinopse: Aberto à participação de pianistas da comunidade, o Piano Autoral é um recital que incentiva o compartilhamento de composições ao piano, com espaço para uma troca de ideias sobre as criações de cada um.
Local: Auditório do Departamento de Música (DMU) da Udesc Ceart
Classificação Indicativa: Livre
Coordenação: Felipe Paupitz Schlichting. Natural de Florianópolis, onde iniciou seus estudos musicais em 1996, Felipe desenvolve sua atividade como pianista em recitais, peças de teatro e aulas de euritmia. Dedica-se também à pedagogia do instrumento, atuando como professor desde 2012. É bacharel e mestre em Música pela Udesc.

  • Espetáculo teatral A Princesa Margarida: um musical brincante | 16h30

Sinopse: A Princesa Margarida desapareceu! O rei convoca a todos para que venham ajudar a encontrar a princesa. Onde está a Margarida? O espetáculo, com dramaturgia criada a partir da ciranda "Onde está a Margarida” contém muitos elementos dos contos que povoam o imaginário popular, com cantigas e brincadeiras tradicionais. O resgate das brincadeiras populares é o que a montagem propõe de forma bastante interativa.
Classificação Indicativa: Livre. Atividade apropriada para crianças
Local: Espaço 1 – Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart
Ingressos: Serão distribuídas senhas 1 hora antes do início do espetáculo
O grupo: A Metamorfose Cia Cênica foi criada em outubro de 2002 por Angela Finardi e Nando Moraes. É uma Companhia de Teatro que produz e encena espetáculos, voltado para crianças, jovens e adultos, contação de histórias, música, além de prestar serviços artístico-pedagógicos. A Companhia reúne artistas que residem em Joinville e que se diversificam em suas especificidades artísticas. É formada atualmente por Ângela Finardi, Sabrina Lermen e Prika Lourenço.

  • Performance Ato performativo II: Individuação | 18h
Sinopse: Esta performance é a segunda configuração cênica criada pelo Ateliê de Afectos e Memórias a partir de uma investigação sobre a experiência sensível do atuante com estímulos de criação. Trata-se de uma pesquisa de doutorado sobre afetos, impulsos e memórias no processo criativo. A performance acontece em relação direta e individual com o público. Serão distribuídas senhas e horários para os espectadores. Wagner Monthero é ator, diretor e professor de Teatro. Possui graduação e mestrado em Teatro pela Udesc e atualmente cursa doutorado na mesma instituição com pesquisa sobre processos de criação em atuação. Faz parte do quadro docente do Departamento de Artes da Fundação Universidade de Blumenau (Furb) como professor substituto onde ministra disciplinas de Interpretação Teatral.
Horário: 18h
Local: Laboratório 1 – Departamento de Artes Cênicas (DAC)
Direção: Wagner Monthero

  • Show com Sound Gnosis | 19h
Sinopse: A Gnosis é um grupo de música instrumental experimental que caminha por diferentes universos musicais e culturais, diálogos transcendentais e passeios que levam a diversas interpretações e redefinições das formas usuais de se fazer música. A proposta é trazer o ouvinte/espectador para o centro do fazer artístico como atuante passivo e ativo do processo de formação do corpo sonoro, tendo como base o improviso. O conjunto musical Sound Gnosis nasceu no início do ano de 2016 na Udesc.
Local: Hall do Bloco Amarelo (BAM)
Classificação Indicativa: Livre


>> Exposições <<


  • Exposição “Um Toque de Fogo” | 12h às 19h
Sinopse: Exposição de obras cerâmicas de Marina Takase. Curadoria de Rosana Bortolin. Para desenvolver suas criações em cerâmica, Marina Takase utiliza a técnica Engobe, de origem indígena. A produção consiste em modelar manualmente as obras, realizar o acabamento e, após atingir o ponto de couro (quando a peça está mais firme), desenhar, pintar e esgrafitar a argila. Depois de secas, as peças são queimadas em um forno à lenha. O nome “Um Toque de Fogo” é uma homenagem da artista ao elemento parceiro durante o processo de acabamento das obras, que transforma a argila em cerâmica.
Local: Hall da Reitoria da Udesc
*Ação educativa sobre a exposição às 15h30 com Fernanda Soares
Classificação Indicativa: Livre
A Artista: Marina Takase é ceramista e trabalha com cerâmicas há aproximadamente 25 anos. O início da sua trajetória como artista começou participando de feiras de artesanatos e algumas exposições. Suas obras são baseadas em formas orgânicas e contam com movimentos curvilíneos, além de técnicas como Engobe.
Curadoria: Rosana Bortolin

  • Ecofractal | 12h às 19h
Sinopse: De Roberta Kremer. Usando plantas do jardim e tintas naturais preparadas em casa, a artista contempla e efemeridade da natureza criando formas orgânicas abstratas em papel aquarela. Estes originais quando compostos criam verdadeiros fractais.
Local: Entrada da Udesc Ceart.
A Artista: Designer formada pela PUC-PR, Roberta Kremer tem experiência de 18 anos desenvolvendo estampas e produtos de moda e dedica-se nos últimos 5 anos ao estudo e ensino de processos ancestrais e naturais de estamparia em tecido e papel.

  • Exposição Interativa de Sensibilização Têxtil | 15h -19h 

Sinopse: Uma exposição têxtil sensorial, onde os visitantes terão a oportunidade de aumentar seus conhecimentos sobre materiais têxteis. A Teciteca é um projeto de Extensão da Udesc que tem como objetivo oferecer suporte técnico-científico, estimular e orientar a pesquisa e afinidade com o substrato têxtil.
Local: Entrada da Udesc Ceart
Classificação Indicativa: a partir de 7 anos
Coordenação: Programa de Extensão Teciteca (Udesc Ceart)

> Feiras

  • Feira Gastronômica | 12h às 17h30
Gastronomia artesanal para todos os gostos
Local: Deck da Udesc Ceart

  • Feira de Artes, Moda e Artesanato | 12h às 17h30
Alunos, ex-alunos e comunidade expondo produtos e arte, moda e artesanato.
Local: Deck da Udesc Ceart e Hall do Bloco Amarelo (BAM)

  • Feira de Produtos Orgânicos | 12h às 17h30
Mini feira de produtos orgânicos da agricultura familiar catarinense.
Local: Deck da Udesc Ceart

> Espaço Criança | 13h30 às 16h


Sinopse: Jogos, contação de histórias e muita arte e criatividade para crianças dos 5 aos 13 anos
Público-alvo: Crianças dos 5 aos 13 anos (menores de 5 anos só podem participar acompanhados dos pais ou responsável)
Local: Entrada da Udesc Ceart
Coordenação: Programa de Extensão Life - Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Udesc Ceart)

> Disponibilização de salas para estudos e ensaios | 13h às 18h

Para estudantes e comunidade externa. Verificar salas disponíveis no dia do evento, no setor de protocolo-recepção da Udesc Ceart. A utilização de laboratórios é condicionada à presença de técnico específico. Para verificar a disponibilidade dos laboratórios, é necessário enviar previamente e-mail para ceartaberto@gmail.com. Esta solicitação será priorizada para a utilização dos laboratórios por grupos (não solicitações individuais).

Serviço:


O QUE: Ceart Aberto à Comunidade.
QUANDO: 8 de junho, das 12h às 20h.
ONDE: Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h