Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/09/2018-19h09

Ceart Aberto à Comunidade terá atividades culturais para adultos e crianças em 29 de setembro na Udesc

Apresentações de música e teatro; feiras de gastronomia, produtos orgânicos, arte, moda e artesanato; atividades para crianças e oficinas variadas - desenho, danças urbanas, artesanato em cipó, autodefesa para mulheres, entre outras – compõem a programação da próxima edição do “Ceart Aberto à Comunidade”. O evento será realizado no dia 29 de setembro, último sábado do mês, no campus do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis.

As atividades são realizadas gratuitamente, promovendo à comunidade catarinense ações de formação e difusão artística e cultural. O evento ocorre pela quarta vez neste formato, e além das atividades programadas, salas da Udesc Ceart também estarão disponíveis para estudos e ensaios.

Confira o cartaz com a programação completa. O evento ocorre no último sábado de cada mês e é organizado pelo programa de extensão Ceart Vivo!, coordenado pela Direção de Extensão da Udesc Ceart.

Mais informações pelo site do evento, facebook, instagram e pelo e-mail ceartaberto@gmail.com.

Programação

> Oficinas


  • Oficina "Arte em Papel" | 13h30 às 15h30
Sinopse: Confecção de esculturas em papel. Dragões voadores, ikebanas, kirigamis. Técnicas diversas com papel para obtenção de objetos de arte e decoração.
Público-alvo: Pessoas de todas as idades a partir de 6 anos.
Necessidades para participantes: Folhas de papel crepom (cores variadas); folhas de papel A4 colorido; fita crepe; barbante de algodão; cola branca; revistas usadas para reaproveitamento.
Vagas: 15. Inscrições no local a partir de 1h antes do início da atividade.
Local: Entrada da Udesc Ceart (Espaço Criança).
Ministrantes: Demetrius Sorgon e Paulina Montaldo - atuam na área de arte educação há 18 anos em escolas, centros de cultura e terceiro setor.

  • Oficina "Laboratório de Desenho" | 13h30 às 15h30
Sinopse: A proposta é trabalhar o desenho para a animação com crianças, explorando a atividade do desenhar como comunicação, percepção, ação e invenção. O tema da atividade será os animais na floresta.
Público-alvo: crianças de 6 a 11 anos.
Vagas: 20. Inscrições no local a partir de 1h antes do início da atividade.
Local: Entrada da Udesc Ceart (Espaço Criança).
Ministrantes: Anelise Zimmermann e Maria Eduarda Marcelino
Coordenação: Programa de Extensão Entre Livros, Tipos e Desenho: interlocuções da cultura gráfica, que tem como objetivo geral promover atividades interdisciplinares que integrem a universidade à comunidade a partir de ações que envolvam os Livros, a Tipografia e o Desenho como expressão cultural, comunicacional e artística no cenário catarinense.
Ministrantes: A professora Anelise Zimmermann, coordenadora do programa, é professora no curso de Design Gráfico da Udesc em disciplinas de desenho e desenvolve pesquisas voltadas ao ensino do desenho por uma abordagem interdisciplinar. Maria Eduarda Marcelino é aluna do curso de Design na 2ª fase e é bolsista do referido programa de extensão.

  • Oficina de Danças Urbanas | 14h às 15h30
Sinopse: Oficina de dança Breaking, estilo que surgiu na década de 70 nos Estados Unidos.
Público-alvo: Todos os interessados.
Necessidades para participantes: Roupas leves.
Vagas: 15. Inscrições no local a partir de 1h antes do início da atividade.
Local: Sala Dança 1 – Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart.
Ministrante: David Botelho de Oliveira, dançarino há cinco anos, integrante do grupo South Flavor de Florianópolis. Participou de campeonatos em Santa Catarina, Amazônia, Rio Grande do Sul e São Paulo.

  • Oficina "Corpo-Som" | 14h às 16h
Sinopse: Oficina de dança voltada para cantores e instrumentistas. Esta oficina propõe a vivência de dança para potencializar o contato do músico com o seu corpo, vindo a contribuir com sua performance. A didática foi organizada pela bailarina e estudante de flauta Elisa Schmidt, através do incentivo do Edital Elisabete Anderle de Cultura de 2017. Aspectos como o estudo de si, a presença (atenção), a ampliação do conhecimento muscoloesqueléticoarticular e o uso da espacialidade serão abordados através de jogos lúdicos.
Público-alvo: Cantores e instrumentistas.
Necessidades para participantes: Levar seus instrumentos musicais.
Vagas: 20. Inscrições no local a partir de 1h antes do início da atividade.
Local: Sala Dança 2 – Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart.
Ministrante: Elisa Schmidt. Tendo ligação com as práticas artísticas desde sua infância, é mestra em Teatro (2013) e formada em Educação artística, com habilitação em Artes Cênicas pela Udesc (2010). Formada também pelo Método de Reeducação do Movimento de Ivaldo Bertazzo e em Yoga Massagem Ayurveda. É estudante de fisioterapia e praticante de Iyengar Yoga.

  • Oficina de Latas - Marcha Mundial de Mulheres | 14h às 17h
Sinopse: A Marcha Mundial de Mulheres, movimento feminista internacional, utiliza latas de tintas para se fazer notar nos atos em defesa dos direitos das mulheres. A oficina consiste em decorar e preparar latas de tinta e baquetas enquanto se conta um pouco do que é a MMM. Após a confecção será feita uma batucada com as participantes.
Público-alvo: Mulheres.
Necessidades para participantes: Lata de tinta grande vazia, retalhos de tecidos, cola e tesoura.
Vagas: 20. Inscrições no local a partir de 1h antes do início da atividade.
Local: Espaço 1 - Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart.
Ministrantes: Tathiana Zimmermann, Luciana Geroleti, Marlete Oliveira e Cristiane Larsen.

  • Oficina "Artesanato em Cipó Imbé" | 14h às 18h
Sinopse: Abordagem teórica e prática do artesanato em seu contexto histórico regional e local. Abordagem das estratégias de manejo de matérias primas, tratamento e confecção de artefatos. Estudo das técnicas tradicionais locais e do processo de criação do artefato manufaturado.
Público-alvo: todos os interessados no tema, a partir de 7 anos.
Vagas: 15. Inscrições no local a partir de 1h antes do início da atividade.
Dias: 29/09, das 14h às 18h e 30/09, das 9h às 13h.
Local: Sala de Cenografia - Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart.
Ministrantes: Judith Lopes de Souza, Maria Ignês Souza e Patrícia de Medeiros - cipozeiras artesãs de Garuva, interior do estado de Santa Catarina.
Coordenação: Programa de Extensão O Sentido do Olhar - Os Usos Sociais do Desenho (Udesc Ceart).

  • Oficina de Autodefesa para Mulheres | 14h às 18h
Sinopse: Prática de autodefesa integrada com métodos e estratégias para evitar o risco. A oficina busca trazer estratégias para a sobrevivência do indivíduo em situações de violência, demonstrando metodologias de como evitar se colocar em situações de risco, análise de ambiente, identificação de possíveis agressores, medidas de proteção e assim por diante. Também são abordadas as legislações sobre o que caracteriza agressão e legítima defesa, além, da lei Maria da Penha. Ainda haverá demonstrações e práticas de técnicas de auto defesa.
Público-alvo: Mulheres jovens e adultas.
Necessidades para participantes: Roupas leves para prática desportiva.
Vagas: 20. Inscrições no local a partir de 1h antes do início da atividade.
Local: Espaço 2 - Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart.
Ministrantes: Sérgio Eduardo Raulino e Roberto Silva.
Sérgio Raulino iniciou seus estudos em 1990. Já praticou Kung Fu Shaolin, boxe e MMA. Entusiasta e estudioso das armas de impacto e corte nas artes marciais, desenvolveu as formas e práticas do bastão e da lâmina no Bushidô no Ryu, e detém o nível de Instrutor de Armas dentro do sistema, sendo o pesquisador da Wapo, a lâmina do Bushidô no Ryu. Em 2016 responsabilizou-se pela organização do projeto AutoDefesa Funcional e do Empodere-se, curso de defesa pessoal feminina.

  • Oficina "Roda de Dança Circular Sagrada | 15h30 às 16h30
Sinopse: Em todas as tribos e em todas as épocas, a Dança Sagrada fez parte dos rituais de suas comunidades. O círculo, símbolo universal, tendo como centro muitas vezes o fogo ou objetos sagrados como talismãs e flores, representava o espaço da comunidade para celebrar rituais de passagem como nascimento, casamento, morte e outros momentos importantes da vida humana. O principal enfoque na Dança Circular Sagrada não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros. Assim, ela é indicada para pessoas de qualquer idade, auxiliando o indivíduo a tomar consciência de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória e, principalmente, entrar em contato com uma linguagem simbólica, que embora acessível a qualquer um, não é utilizada no dia a dia.
Público-alvo: A partir dos 12 anos.
Necessidades para participantes: Roupas confortáveis.
Local: Teatro de Arena (DAC) - Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart.
Ministrantes: Arivane Chiarelotto (servidora técnica da Udesc), Ignacio Bassi e Mônica Sut Gravina

> Apresentações artísticas


  • "Ponto de Escuta" | 14h às 17h
Sinopse: Espaço para escuta dos programas de arte sonora, música experimental, poesia e paisagem sonora, radioarte, radioteatro e experimentações sonoro-vocais veiculadas no programa de rádio Radiofonias, que vai ao ar semanalmente na Rádio Udesc Florianópolis (100.1).
Local: Hall do Bloco Amarelo (BAM) da Udesc Ceart.
Coordenação: Programa de Extensão Radiofonias – Udesc Ceart
Mediação: Carlos Filho e Iscarlat Lemes.

  • Apresentação teatral "A. Corda Maria” | 15h30
Sinopse: Maria é uma menina de dez anos que cresceu no circo. Depois de um acontecimento trágico, a menina precisa morar com a avó e descobrir uma nova forma de viver. Para isso, Maria ingressa numa viagem para dentro de suas memórias, sonhos e lembranças, descobrindo a si mesma. De modo leve, delicado e divertido, a peça trata os temas de superação, de autoconhecimento, da importância dos laços afetivos, da aceitação dos desafios e das perdas que constituem a trajetória pessoal de cada um.
Local: Entrada da Udesc Ceart (Espaço Criança).
Direção: Heloisa Marina
Atrizes: Júlia Fernandes Lacerda, Beatriz Cripaldi e Emeli Barossi.
Heloisa Marina - Graduada em Educação Artística - Licenciatura Artes Cênicas e doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Teatro da Udesc. Integrante da Dearaque Cia. e da Companhia Entrecontos, grupos teatrais de Florianópolis, atuando como atriz e produtora. Ministra cursos livre de teatro para crianças e adolescentes, bem como oficinas para atores e não-atores.
Júlia Fernandes Lacerda - Atriz, professora e contadora de histórias. Graduada e Mestre em Teatro pela Udesc. É integrante e fundadora da Cia Entrecontos e ministra aulas de teatro extracurriculares para crianças e adolescentes no Colégio Santa Catarina e na rede municipal de ensino de Florianópolis/SC.
Beatriz Cripaldi - Atriz e professora. Graduada pelo curso de Bacharelado e Licenciatura em Teatro na Udesc. Dentro da universidade, desenvolveu suas pesquisas a partir do grupo Áqis - Núcleo de Pesquisa sobre Processos de Criações Artísticas, coordenado pelo professor André Luiz Antunes Netto Carreira, e com o programa Programa de Iniciação à Docência (Pibid/Capes), coordenado pelo professor Vicente Concilio. Foi bolsista de iniciação científica pelo grupo intertextos sob a orientação do professor Edélcio Mostaço.
Emeli Barossi - Atriz, arte-educadora, palhaça em formação. Aluna da última fase do curso de Licenciatura em Teatro da Udesc. Já realizou mais de oito espetáculos como atriz. Atualmente trabalha como professora de teatro em Canelinha/SC e é integrante e co-fundadora do grupo La Luna cia de Teatro e do Grupo Duas e Só.

  • Mostra de Videodanças | 17h30 às 20h
Sinopse: A Mostra de Videodança está organizada em três eixos propositivos: “Movimentos e Mitos, Mulheres e Memórias”, “Antiga Emergência” e “Parceria Dança em Foco”, com cerca de 60 minutos cada. A mostra "Movimentos e Mitos, Mulheres e Memórias" tem como eixo trabalhos recentes feitos em Santa Catarina que em suas imagens contém um forte teor político na apresentação de críticas pungentes sobre questões que cercam as possibilidades do corpo, a coreografia urbana e memória da cidade de Florianópolis. O segundo eixo intitulado "Antiga Emergência" apresenta trabalhos feitos entre 2008 e 2013 por artistas oriundos do Sul do Brasil que são parte de uma antiga curadoria reunida, mas que nunca foi exposta e que agora é revisitada sob novos pressupostos. A terceira parte da mostra é “Parceria Dança em Foco”, com uma seleção feita pelos curadores do Festival Dança em Foco, este que é um projeto pioneiro de difusão, experimentação, formação e produção das diferentes possibilidades de relação entre o vídeo e a dança. Todos os eixos apresentam trabalhos que exploram o campo de interseção entre dança e audiovisual em equipes multidisciplinares que mostram diferentes pontos de partida para suas composições e mantém arranjos complexos dentro do campo de pesquisa.
Local: Auditório do Bloco Amarelo (BAM) – Udesc Ceart.
Coordenação: Sarah Ferreira. Performer, educadora e artista multimídia. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Teatro da Udesc com pesquisa sobre a criação de eixos curatoriais no canal de pesquisa VIDEODANÇA+, dedicado ao campo de pesquisa acerca das diversas poéticas que surgem da relação entre corpo e câmera, dança, imagem, movimento e edição. Nos últimos 12 anos integra o Erro Grupo como atriz, performer pesquisadora e videomaker, alternando entre as funções em seus espetáculos, exposições, performances e intervenções urbanas.

  • Recital "Piano Autoral" | 18h
Sinopse: Segundo os organizadores, a composição é um dos aspectos menos enfatizados na formação de pianistas atualmente. Aberto à participação de pianistas da comunidade, o recital questiona essa realidade e incentiva o compartilhamento de composições ao piano, com espaço para uma troca de ideias sobre as criações de cada um.
Horário: 18h
Local: Auditório do Departamento de Música (DMU) – Udesc Ceart
Coordenação: Felipe Paupitz, mestrando em Música pela Udesc.

> Feiras


  • Feira Gastronômica | 12h às 17h30
Sobre a feira: Comidas artesanais para todos os gostos.
Local: Deck da Udesc Ceart.

  • Feira de Produtos Orgânicos | 12h às 17h30
Sobre a feira: Mini feira de produtos orgânicos da agricultura familiar catarinense.
Local: Deck da Udesc Ceart.

  • Feira de Artes, Moda e Artesanato | 12h às 17h30
Sobre a feira: Alunos, ex-alunos e comunidade expondo o que de melhor sabem fazer. Com o apoio do Programa de Extensão Ecomoda, tem como objetivo fomentar a economia solidária e circular de roupas, acessórios, artes e artesanato em geral.
Local: Hall do Bloco Amarelo (BAM) da Udesc Ceart.

> Espaço Criança


Sinopse: Jogos, contação de histórias e muita arte e criatividade para crianças dos 5 aos 13 anos.
Público-alvo: crianças dos 5 aos 13 anos (menores de 5 anos só podem participar acompanhados dos pais ou responsável).
Horário: 13h30 às 16h.
Local: Entrada da Udesc Ceart.
Coordenação: Programa de Extensão Life - Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Udesc Ceart).

> Exposição


  • Exposição Às Margens
Expositora: Dirce Körbes
Sobre a exposição: A exposição é composta por sete telas. A temática aborda centros urbanos e suas atmosferas que convidam a refletir sobre a urbanização, o cotidiano e as aglomerações das cidades. “O título [Às Margens] faz referência ao sujeito que está à beira do caminho, da calçada das áreas urbanas, o que vive às margens da estrada, a cerca divisória das fronteiras, se refere aquilo que limita, os limites das condições mínimas da dignidade humana”, comenta a artista.
Horário: 13h às 19h.
Local: Hall da Reitoria.
Visita guiada: Haverá visita guiada na exposição promovida pelo projeto Família no Museu, ação do Programa de Extensão Life, das 14h às 16h.
Sobre a artista: Dirce Körbes, natural de Itapiranga/SC, é formada e pós-graduada em Artes Plásticas pelo Centro de Artes da Udesc em Florianópolis, onde reside. Realizou e participou de mostras individuais e coletivas em Florianópolis, Pernambuco, na Alemanha, Espanha, Holanda e Luxermburgo. Participou também do 3º Salon International d’ Art contemporain de Esch-sur-Alzette e da residência artística No Boundaries International Art Colony, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

> Disponibilização de salas para estudos e ensaios

Para estudantes e comunidade externa. Verificar salas disponíveis no dia do evento, no setor de protocolo-recepção da Udesc Ceart. A utilização de laboratórios é condicionada à presença de técnico específico. Para verificar a disponibilidade dos laboratórios, é necessário enviar previamente e-mail para ceartaberto@gmail.com. Esta solicitação será priorizada para a utilização dos laboratórios por grupos (não solicitações individuais).

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h