Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/08/2018-14h20

Centros da Udesc promovem 28º Seminário de Iniciação Científica em setembro

Entre 1º e 30 de setembro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará a 28ª edição do Seminário de Iniciação Científica (SIC).

O evento divulga e estimula a iniciação científica e em desenvolvimento teconológico e inovação, com a apresentação, por alunos de graduação e de ensino médio, de resultados de pesquisas diante de professores-avaliadores externos e convidados.

Em cada um dos 12 centros de ensino da universidade, o seminário conta com uma programação específica, com calendário próprio, definido pelas direções de Pesquisa e Pós-Graduação de cada unidade.

Ao todo, haverá cerca de 600 apresentações de bolsistas e voluntários que realizaram pesquisas entre agosto de 2017 e julho deste ano, nas seguintes áreas: Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias.

Apresentações públicas

Os encontros do 28º SIC são gratuitos e abertos ao público. Além dos bolsistas e dos voluntários de iniciação científica e em desenvolvimento tecnológico e inovação, participarão das atividades professores orientadores, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores externos à Udesc e demais interessados.

As apresentações cumprem um compromisso dos bolsistas e voluntários de pesquisa junto à Udesc e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os melhores trabalhos de cada centro de ensino são selecionados durante o evento. 

Os conteúdos apresentados reúnem os resultados finais dos planos de atividades desenvolvidos pelos bolsistas e voluntários em projetos de pesquisa vinculados ao Programa de Iniciação Científica da Udesc, que abrange:

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM/CNPq)
  • Programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica e Inovação (Probic/Udesc, Probic-Af/Udesc e Probiti/Udesc)
  • Programa de Iniciação à Pesquisa (Proip/Udesc)
  • Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic/Udesc)

Intercâmbio

Segundo a coordenadora de Pesquisa da Udesc, Caroline Ruschel, um dos principais objetivos do SIC é proporcionar aos participantes a oportunidade de expor e discutir seus resulltados de pesquisa, reunindo bolsistas e voluntários, orientadores, pesquisadores da universidade e de outras instituições para o intercâmbio de informações e experiências.   

"É um evento tradicional do calendário acadêmico, que demonstra o envolvimento da comunidade universitária com a pesquisa e o compromisso da Udesc com o desenvolvimento do Estado e as demandas da sociedade."

Os resumos das apresentações são registrados nos anais de cada edição do evento e publicados no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).

Entre outras finalidades, a publicação das informações visa prestar contas à sociedade sobre as ações da universidade e auxiliar no intercâmbio entre pesquisadores.

Mais informações 

Mais informações podem ser obtidas com a PROPPG pelo telefone (48) 3664-8170 e pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br.

Acompanhe as novidades pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante da Udesc, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h