Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/08/2019-17h30

Centros da Udesc promovem 29º Seminário de Iniciação Científica até 30 de setembro

Mais de 630 resumos de iniciação científica serão apresentados nos 12 centros de ensino
Entre 29 de agosto e 30 de setembro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará a 29ª edição do Seminário de Iniciação Científica (SIC).

Em cada um dos 12 centros de ensino da universidade, o evento conta com uma programação específica, com calendário próprio, definido pelas direções de Pesquisa e Pós-Graduação. Acesse o calendário de cada unidade

O seminário divulga e estimula a iniciação científica e em desenvolvimento tecnológico e inovação, com a apresentação, por alunos de graduação e de ensino médio, de resultados de pesquisas diante de professores-avaliadores externos e convidados.

Neste ano, serão apresentados, no total, 631 resumos de iniciação científica (veja no site a lista completa, por unidade), abrangendo todas as grandes áreas de conhecimento do CNPq: Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas e Engenharias. 

Apresentações públicas

Os encontros do 29º SIC são gratuitos e abertos ao público. Além dos bolsistas e dos voluntários de iniciação científica e em desenvolvimento tecnológico e inovação, participarão das atividades professores orientadores, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores externos à Udesc e demais interessados.

As apresentações cumprem um compromisso dos bolsistas e voluntários de pesquisa junto à Udesc e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os melhores trabalhos de cada centro de ensino são selecionados durante o evento.

Os conteúdos apresentados reúnem os resultados finais dos planos de atividades desenvolvidos pelos bolsistas e voluntários em projetos de pesquisa vinculados ao Programa de Iniciação Científica da Udesc, que abrange:

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM/CNPq)
  • Programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica e Inovação (Probic/Udesc, Probic-Af/Udesc e Probiti/Udesc)
  • Programa de Iniciação à Pesquisa (Proip/Udesc)
  • Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic/Udesc)


Intercâmbio

Segundo a coordenadora de Pesquisa da Udesc, Teresinha Bunn Besen, um dos principais objetivos do SIC é proporcionar aos participantes a oportunidade de expor e discutir seus resultados de pesquisa, reunindo bolsistas e voluntários, orientadores, pesquisadores da universidade e de outras instituições para o intercâmbio de informações e experiências. 

Os resumos das apresentações são registrados nos anais de cada edição do evento e publicados no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).

Entre outras finalidades, a publicação das informações visa prestar contas à sociedade sobre as ações da universidade e auxiliar no intercâmbio entre pesquisadores.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a PROPPG pelo telefone (48) 3664-8170 e pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br.

Acompanhe as novidades pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede (newsletter e podcast), WhatsApp e YouTube. Se você é estudante da Udesc, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Mais de 630 resumos de iniciação científica serão apresentados nos 12 centros de ensino
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h