Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/08/2017-13h18

Cine Imagens Políticas da Udesc exibe o documentário Arte Ingovernável

Cine Imagens políticas apresenta documentário nesta quinta. Arte: Divulgação
O Cine Imagens Políticas, projeto do Grupo de Pesquisa Imagens Políticas do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina, realiza nesta quinta-feira, 10, a exibição do documentário Arte Ingovernável.

O documentário é um dos episódios da série Arte Viva, série documental exibida no canal de TV aberta Band. Arte Ingovernável trata sobre o papel da arte de rua e sua influência no ativismo político, usando como exemplo as manifestações de junho de 2013.

Após a exibição, haverá um debate com artistas convidados. Os convidados dessa edição são Pedro Bennaton, diretor do Erro Grupo, e Bárbara Teles, integrante do ETC e do coletivo Ocupa Obarco.

Sinopse

Dimensões entre ativismo político e arte de rua. A dissolução de fronteiras e catracas que surgem no relacionamento entre arte, artista e público. O grupo Contrafilé realizou há 10 anos uma misteriosa instalação em SP, que virou o principal símbolo das manifestações de junho de 2013: biopolítica e o poder do símbolo na construção de valores na cidade.

Sobre os convidados

Bárbara Teles

Artista-educadora. Graduou-se em 2013/2 em Licenciatura e Bacharelado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), trabalha como professora em instituições de ensino, e junto a coletivos de arte desenvolve sua prática buscando maior intercâmbio entre as modalidades artísticas. Participa como atriz-dançarina do Coletivo Génos de Dança Teatro entre 2008 e 2012; como atriz junto ao Tal Grupo (2008-2013); e desde 2011 atua junto ao Grupo ETC especialmente nas funções de atriz-performer e diretora. Em 2015 passa a integrar o núcleo de gestão do Micro Centro Cultural Casa Vermelha em Florianópolis e em 2017 ingressa no Programa de Pós-Graduação em Teatro da Udesc, em nível de mestrado.

Pedro Benatton – ERRO Grupo

Cofundador do Erro Grupo em 2001, é diretor, dramaturgo e ator/performer, com graduação (2003) e mestrado (2009) em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina, onde lecionou como professor colaborador nesta mesma universidade, entre 2009 e 2012, disciplinas práticas de teatro e performance. Tem experiência na área de Artes e Teatro, com ênfase em Intervenção Urbana e Performance, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro de rua, espaço urbano, participação, ocupação, observação, invisibilidade e deslocamento. Em 2014, publicou os livros Poética do ERRO: registros e Poética do ERRO: dramaturgias. Em 2016, ingressou no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Teatro da Udesc e publicou o livro Persistência, também pelo mesmo grupo.

Sobre o Cine Imagens Políticas

O Cine Imagens Políticas é uma parceria do Grupo de Pesquisa Imagens Políticas da Udesc Ceart com a Fundação Cultural Badesc. Este é o quinto ano do cineclube, com mais de 40 filmes exibidos e mais de 160 artistas envolvidos. O projeto visa principalmente fazer circular filmes que não acessaram as grandes redes de circulação. Desde 2016, o Cine Imagens Políticas passou a priorizar a circulação de produções catarinenses e nacionais nas mostras, valorizando a cultura local.

Além disso, como de costume, sempre após as exibições, uma roda de conversa é aberta com o intuito de intercambiar a pesquisa do grupo Imagens Politicas com a equipe de produção dos audiovisuais, pesquisadores da área e público presente.
Na equipe do Cine Imagens Políticas estão Fátima Costa de Lima e Stephan Baumgartel na coordenação do grupo; Emanuele Mattiello na curadoria; e Gustavo Bieberbach, Lucas Viapiana e Ricardo Goulart na organização do cineclube.

Serviço

O QUÊ: Cine Imagens Política: Arte Ativa – Arte Ingovernável.
QUANDO: 10 de agosto, às 19h.
ONDE: Fundação Cultural Badesc, rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro – Florianópolis-SC.
QUANTO: Entrada gratuita.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h