Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/04/2017-15h38

Cine Imagens Políticas da Udesc exibe webdocumentário Pop Trans nesta quinta

O grupo de pesquisa Imagens Políticas, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), exibe nesta quinta-feira, 6, o webdocumentário brasileiro "Pop Trans", de Renato Oliveira. O evento é uma parceria entre o grupo de pesquisa da Udesc Ceart com a Fundação Cultural Badesc, onde ocorrerá a exibição do webdocumentário, às 19h.

"Pop Trans" trata de relatos de pessoas transgênero e travestis  sobre a tranformação de seus corpos, o enfrentamento ao preconceito, reinserção na sociedade com o nome social e suas experiências com o Sistema Único de Saúde (SUS). O filme de 40 minutos de duração foi lançado no início de 2017 pelo Ministério da Saúde através do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV), além do apoio de entidades relacionadas à representatividade das pessoas transgênero e travestis.

Após a exibição do webdocumentário, haverá uma conversa com Lirous K´yo Fonseca Ávila, presidente da Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEH) e artista na Associação Cultural de Jogos Eletrônicos (Assopra), e Christian Mariano, do Grupo Acontece - Arte e Política LGBT, educador sócio-ambiental e consultor em conflitos, com mediação de Rena Costa, do Coletivo Peabiru Teatro.

Sobre o Cine Imagens Políticas

O Cine Imagens Políticas é uma parceria do Grupo de Pesquisa Imagens Políticas da Udesc Ceart com a Fundação Cultural Badesc. Este é o quinto ano do cineclube, com mais de 40 filmes exibidos e mais de 160 artistas envolvidos. O projeto visa principalmente fazer circular filmes que não acessaram as grandes redes de circulação. Desde 2016, o Cine Imagens Políticas passou a priorizar a circulação de produções catarinenses e nacionais nas mostras, valorizando a cultura local.

Além disso, como de costume, sempre após as exibições, uma roda de conversa é aberta com o intuito de intercambiar a pesquisa do grupo Imagens Politicas com a equipe de produção dos audiovisuais, pesquisadores da área e público presente.

Na equipe do Cine Imagens Políticas estão Fátima Costa de Lima e Stephan Baumgartel na coordenação do grupo, Emanuele Mattiello na curadoria e Gustavo Bieberbach, Lucas Viapiana e Ricardo Goulart na organização do cineclube.

Mais informações pelo e-mail grupoimagenspoliticas@gmail.com.

Serviço:

O QUÊ: Exibição do webdocumentário "Pop Trans" no Cine Imagens Políticas.
QUANDO: 6 de abril, às 19h.
ONDE: Fundação Cultural Badesc, Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito. Classificação livre.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h