Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/03/2017-17h55

Cine Imagens Políticas exibe documentário dirigido e roteirizado por professora de Artes Cênicas da Udesc

Anderson João Gonçalves foi pioneiro da dança contemporânea no estado. Foto: Cristiano Prim
No dia 9 de março, às 19h, ocorre a exibição de Limiares – com Anderson João Gonçalves, um documentário de Sandra Meyer, professora do Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O evento é mais uma edição do Cine Imagens Políticas, uma parceria entre o grupo de pesquisa Imagens Políticas, da Udesc Ceart, e a Fundação Cultural Badesc, onde ocorre a exibição e um bate-papo após o filme, por volta das 20h.

No documentário, o bailarino Anderson João Gonçalves revela a sua força criativa por meio de um discurso falado e dançado, ora delicado, ora contundente. O filme leva em conta a sua visão de mundo e suas experiências por meio de uma narrativa que é conduzida pelo próprio artista em um último depoimento, em tom confessional, concedido ao fotógrafo Pedro Alípio em 2009.

Falecido em 2010, o bailarino curitibano Anderson João Gonçalves foi um dos responsáveis pela consolidação da dança contemporânea em Santa Catarina. Em Florianópolis, nos anos 1980, gerou ideias inovadoras e participou da fundação de importantes coletivos de dança, como do Grupo Cena 11 Cia de Dança, do qual fez parte entre 1990 e 2009. Era bailarino, fazia coreografias, cenografias e figurinos.

Limiares – com Anderson João Gonçalves é um documentário de 56 minutos produzido em Florianópolis e lançado em 2014. É dirigido por Sandra Meyer, com assistência de Anderson do Carmo e roteiro de Sandra e Pedro Alípio. A obra tem produção executiva de Gláucia Grigolo, edição de Jefferson Bittencourt e edição de som, direção musical e composições de Diogo de Haro.

Após a exibição será realizado uma conversa com Sandra Meyer, diretora do documentário; Karin Serafin, bailarina, figurinista e integrante do grupo Cena 11; e Lucas Viapiana, coordenador do Cine Imagens Políticas.

Sobre o Cine Imagens Políticas

O Cine Imagens Políticas é uma parceria do Grupo de Pesquisa Imagens Políticas da Udesc Ceart com a Fundação Cultural Badesc. Este é o quinto ano do cineclube, com mais de 40 filmes exibidos e mais de 160 artistas envolvidos. O projeto visa principalmente fazer circular filmes que não acessaram as grandes redes de circulação. Desde 2016, o Cine Imagens Políticas passou a priorizar a circulação de produções catarinenses e nacionais nas mostras, valorizando a cultura local.

Além disso, como de costume, sempre após as exibições, uma roda de conversa é aberta com o intuito de intercambiar a pesquisa do grupo Imagens Politicas com a equipe de produção dos audiovisuais, pesquisadores da área e público presente.

Na equipe do Cine Imagens Políticas estão Fátima Costa de Lima e Stephan Baumgartel na coordenação do grupo, Emanuele Mattiello na curadoria e Gustavo Bieberbach, Lucas Viapiana e Ricardo Goulart na organização do cineclube.

Serviço:
O QUÊ: Exibição do documentário Limiares – com Anderson João Gonçalves no Cine Imagens Políticas.
QUANDO: 9 de março de 2017, às 19h.
ONDE: Fundação Cultural Badesc, Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis.
QUANTO: Evento Gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h