Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/11/2021-17h00

Coletivo de teatro da Udesc Ceart lança livro sobre a vida de mulheres encarceradas

Capa do livro História(s) da Chuva. Imagem: divulgação.
“História(s) da chuva: escrevendo história(s) com mulheres encarceradas”, é o livro que resume as produções do Coletivo de Teatro do Presídio Feminino de Florianópolis. O coletivo é uma ação do programa de extensão Pedagogia do Teatro e Processos de Criação, em conjunto com o projeto de pesquisa Práticas de Infiltrações das Artes Cênicas em espaços de vigilância, ambos do Departamento de Artes Cênicas (DAC) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Escrito pelas integrantes do coletivo, a obra busca mostrar à sociedade o lado não conhecido da vida das mulheres encarceradas. 

O livro reúne textos produzidos em exercícios de escrita e improvisação, realizados em 2019 durante oficinas no presídio. Em alguns exercícios, as integrantes contavam sua própria história. A base para a produção do livro surgiu durante um jogo: uma pessoa começa uma história, a pessoa seguinte continua, e assim sucessivamente. Este jogo deu origem ao conto “Histórias da Chuva” e ao espetáculo “Estendemos Nossas Memórias ao Sol”, textos presentes na obra. 

“O nosso desejo é sempre poder mostrar, para quem está aqui do lado de fora, a outra face de quem vive lá dentro [da unidade prisional], que não é a face que está sempre sendo exibida, massacrada na mídia, de que são pessoas violentas e monstruosas”, explica o professor Vicente Concílio, coordenador do programa de extensão, que completa: “na verdade, elas estão ali tentando, como todo mundo, encontrar estratégias de viver melhor e serem felizes”.

O livro será distribuído para instituições educacionais e unidades penais e profissionais ligadas ao sistema penitenciário. Para adquirir seu livro, preencha este formulário. Todo valor arrecadado será doado para as autoras que já estão em liberdade. 

O projeto História(s) da Chuva é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ∕ Artes – Edição 2019.

Saiba mais da produção e distribuição da obra no Instagram @historiasdachuva.  

Ficha técnica
Organização: Vicente Concilio e Caroline Vetori
Direção editorial: Mariana Nada
Autoria: Coletivo de Teatro do Presídio Feminino de Florianópolis
Ilustrações e projeto gráfico: Ricardo Rodrigues
Revisão: Mariana Nada

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
e-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto

 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h