Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/06/2021-17h02

Coletivo de teatro da Udesc se apresenta em encontro sobre educação nas prisões

Apresentação de “Estendemos nossas memórias ao sol", no 24° Festival Isnard Azevedo | Foto: Jéssica Michels.
O espetáculo “Estendemos nossas memórias ao sol”, do Coletivo de Teatro do Presídio Feminino de Florianópolis, será transmitido no 2º Encontro Catarinense de Educação em Espaços de Privação de Liberdade (ECEEPL). O Coletivo faz parte do Programa de Extensão Pedagogia do Teatro e Processos de Criação, do Departamento de Artes Cênicas (DAC) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A transmissão será em 17 de junho, às 13h30, pelo YouTube. 

A peça teatral é fruto das experiências pessoais que as mulheres do coletivo relatavam em um caderno, como parte de uma proposta de escrita, e das improvisações realizadas durante as oficinas no presídio. Um dos exercícios, em que uma pessoa começa uma história e as demais completam, foi a base para montar o espetáculo. “A Caroline Vetori [bolsista do programa] viu nessa improvisação uma estratégia de debater questões que são importantes para elas de uma forma metafórica”, explicou o professor Vicente Concílio, coordenador do programa. 

Em 2019, o coletivo foi convidado a se apresentar no Floripa Teatro - 24° Festival Isnard Azevedo. O espetáculo já estava em construção, mas foi preciso intensificar a produção para cumprir o prazo. Além das dificuldades comuns em construir uma peça, as integrantes e a direção lidaram ainda com restrições judiciais, tempo limitado com o coletivo, cumprimento da pena e transferência das mulheres durante os ensaios. Com uma autorização da justiça, o coletivo apresentou “Estendemos nossas memórias ao sol” no Teatro da União Beneficente Recreativa Operária (UBRO). “A grande batalha que eu defendo, do momento da apresentação, é que é um momento que o público se vê assistindo um grupo de artistas, [e não um grupo de pessoas cumprindo pena]”, explicou o professor Vicente, que completa, “esse é o maior objetivo”.

O 2º ECEEPL é organizado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), pela Secretaria de Estado da Educação e pela Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa. O evento será nos dias 16 e 17 junho, aberto ao público e transmitido pelo canal no Youtube do IFSC e Facebook do IFSC Campus Criciúma.

Inscrições: são gratuitas e podem ser realizadas através deste link, até 17 de junho.  

Sinopse “Estendemos nossas memórias ao sol” 
Num dia de chuva, uma criança se depara com o desaparecimento dos avós. Somos convidadas a traçar junto a ela um caminho de busca de (re)encontros. A fábula é entremeada com memórias das atrizes. Uma memória feita de água pode ser transformada numa carta, em um convite para lançar ao sol, para estender no pátio, no solo público que é (ou deveria ser) mundo. 

Sobre o Programa de Extensão 
Pedagogia do Teatro e Processos de Criação foi criado em 2015, coordenado pelo professor Vicente Concílio, com o objetivo de levar oficinas de teatro para lugares que elas não aconteciam. Em 2017, começaram as oficinas no Presídio Feminino de Florianópolis, com uma proposta de aulas de iniciação ao teatro e uma construção artística. As oficinas funcionavam como uma atividade educacional complementar para as mulheres do presídio: a cada doze horas de curso, era diminuído um dia na pena. 

Saiba mais sobre o programa na 5ª edição da Hall Ceart Audiovisual, de 2019, disponível no canal do Ceart no Youtube

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart* 
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br 
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h