Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/11/2017-18h39

Com participação de artistas da Udesc, exposição MadrePérola reflete sobre a mulher-mãe

Exposição MadrePérola será coletiva, com participação de oito artistas residentes em Florianópolis. Foto: Divulgação
Tem início no dia 1º de dezembro, às 19h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), a exposição MadrePérola, que reunirá trabalhos de oito mulheres em torno de temáticas como maternidade e feminino. Gratuita e aberta para o público, a mostra coletiva ficará exposta até dia 14 de janeiro de 2018, disponível para visitação de terça a domingo, das 10h às 21h.
Entre as artistas estão professoras, pesquisadoras, alunas e egressas dos cursos de Artes Visuais do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

“A infinidade de expectativas que socialmente recaem sobre a mulher-mãe é proporcional ao peso da sua escolha por filhos, sejam eles biológicos ou afetivos. É eternamente esperado das mulheres que concebam pérolas. Sempre. Pérolas são dores travestidas de beleza”,  afirmam as artistas Ana Sabiá, Clarissa Borges, Juliana Crispe, Lu Renata, Paula Huven, Priscila Costa, Roberta Barros e Silvana Macêdo, cujo interesse é discutir nas artes o materialismo ー termo inglês que indica a luta feminista contra os modelos patriarcais e machistas ー nas artes visuais.

Os trabalhos serão apresentados de formas diferenciadas, com instalações, videoarte ou fotocolagem. Os títulos – “Parto e Êxtase”; “Devastação”; “Madonas Contemporâneas”; “Tomar para Si”; “Livre Demanda”; “Eu Sou Outro Você”; “Travesseiros de Memórias”; “Na Terra do Nunca”; e “Sombra de Névoa”; sinalizam um conjunto de provocações que surgem como pontos de partida para reflexões capazes de ajudar a desconstruir o mito de que a maternidade é o paraíso.  Segundo as artistas, as imagens, “carregadas de cor, sabor, textura e resquícios de sal e mar”, mexem com um tema caro e delicado, o mito da maternidade que poucos ousam questionar.

Confira aqui uma mini biografia das artistas e a sinopse dos trabalhos expostos.

Serviço:

O QUE: Exposição coletiva “MadrePérola”
QUANDO: Abertura: 1º de dezembro de 2017, às 19h. Visitação: de 2 de dezembro de 2017 a 14 de janeiro de 2018, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
ONDE: Museu da Imagem e do Som (MIS) - Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito.

Mais informações: (48) 3664-2650.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h