Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/05/2022-13h25

Comissão de Ações Afirmativas e Diversidades da Udesc faz evento de formação

Evento debateu diretrizes para área - Arte: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou a quarta edição do Encontro de Formação Continuada da Comissão de Ações Afirmativas e Diversidades (Caad) da instituição em 12 de maio.

O evento promoveu debates sobre questões relacionadas à construção das diretrizes que balizarão ações afirmativas, diversidades e inclusão social dentro da universidade. O objetivo da ação foi proporcionar um espaço de troca e reflexão sobre educação, questões étnicas-raciais, gênero e direitos humanos.

Além dos integrantes da Caad, estiveram presentes ao encontro secretários de Ensino de Graduação dos centros e chefias de departamento dos cursos. O evento também contou com a participação do professor Delton Aparecido Felipe, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que atua como consultor do processo. 

Ações afirmativas

De acordo com uma das organizadoras do evento, Maria Helena Tomaz, vice-presidente da Caad e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), a iniciativa "trouxe elementos significativos para subsidiar os trabalhos referentes à ampliação das ações afirmativas na Udesc".  

Maria Helena esclareceu que os debates estão sendo desenvolvidos por grupos de trabalho envolvidos com as discussões na graduação, na pós-graduação, na área de concurso público, na organização de bancas e na formação continuada.

O encontro teve apoio da Secretaria de Assuntos Estudantis, Ações Afirmativas e Diversidades (SAE), da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e do Neab.

Sobre a Caad

A Caad é um coletivo de natureza consultiva, propositiva e de acompanhamento nas áreas de ações afirmativas, diversidades e inclusão social dentro da universidade.

O objetivo central do órgão é instrumentalizar teórica e metodologicamente os integrantes da comissão, fundamentar as discussões sobre a pauta e aprofundar conhecimentos no sentido de ampliar as políticas de ações afirmativas na Udesc.

A comissão realiza ações e eventos que abordam questões inerentes ao processo de construção das diretrizes que balizarão acesso e permanência de docentes, técnicos e discentes na universidade.   

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento debateu diretrizes para área
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h